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F1 revela planos para novo calendário da temporada 2020

Chase Carey divulgou comunicado reafirmando que a temporada terá 15 a 18 corridas, iniciando em julho na Europa, com provas na Ásia e na América

Charles Leclerc, Ferrari SF90, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, Lando Norris, McLaren MCL34, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38, and the rest of the field at the start

As dez primeiras etapas da temporada 2020 da Fórmula 1 foram impactadas pela pandemia da Covid-19, com o golpe mais recente sendo o cancelamento do GP da França na manhã desta segunda. Os planos para a retomada da temporada contam com o GP da Áustria acontecendo em 05 de julho com portões fechados, e um número reduzido de pessoas no paddock, para cumprir as restrições do país.

Nesta segunda, o CEO da F1, Chase Carey, divulgou um comunicado confirmando que os planos da categoria para o novo calendário é de fazer corridas na Europa, Ásia e América antes de finalizar o ano no Oriente Médio.

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As etapas europeias deverão acontecer entre julho e setembro - inicialmente com portões fechados - antes de prosseguir para a Ásia e a América. Bahrein e Abu Dhabi fechariam a temporada, em dezembro.

"Apesar da notícia do cancelamento do GP da França nessa manhã, estamos cada vez mais confiantes com o progresso de nossos planos para iniciar a temporada no verão", disse Carey. "Temos como objetivo iniciar as corridas na Europa em julho, indo até setembro, com a primeira prova na Áustria, entre 03 e 05 de julho".

"Em setembro, outubro e novembro pretendemos correr na Eurásia, Ásia e América, finalizando a temporada no Golfo em dezembro, com o Bahrein seguido de Abu Dhabi, fazendo uma temporada com 15 a 18 provas".

"Nós publicaremos nosso novo calendário assim que possível".

Os comentários de Carey seguem o objetivo anterior de um calendário com 15 a 18 corridas, mas oferece mais informações em termos de locais. Para ter um mundial, a temporada da F1 precisa realizar um mínimo de oito provas em três continentes ao longo do ano.

Carey confirmou que as primeiras provas do calendário acontecerão sem a presença dos fãs, mas que espera que as restrições governamentais sejam relaxadas ao longo do ano para permitir a presença dos fãs.

"As primeiras corridas devem acontecer sem fãs, mas esperamos que eles possam integrar nossos eventos ao longo do calendário", disse Carey.

"Ainda precisamos lidar com assuntos como os procedimentos para as equipes e nossos parceiros entrarem e operar em cada país. A saúde e segurança de todos os envolvidos continuarão sendo nossa prioridade e só vamos seguir em frente se tivermos a confiança de que esses processos são confiáveis para lidar com os riscos".

"A FIA, equipes, promotores e outros parceiros estão trabalhando conosco nesses passos e queremos agradecê-los por todo o apoio e esforços durante esse período desafiador".

"Também quero reconhecer o fato das equipes estarem nos apoiando ao mesmo tempo que eles estão fazendo enormes e heroicos esforços para construir respiradores ajudando no combate à Covid-19".

Carey está mantendo conversas com as equipes e a FIA sobre os planos para salvar as equipes frente ao impacto econômico que a pandemia criará. Há uma movimentação para reduzir o teto orçamentário, podendo cair para cerca de 560 milhões de reais (de 980 milhões no valor original) para manter o esporte mais sustentável.

Carey afirmou que os planos saídos das discussões vão ajudar a "fortalecer o futuro a longo prazo da F1" e "tornar um negócio mais saudável para todos os envolvidos, particularmente enquanto lidamos com os problemas criados pela pandemia".

Carey acrescentou: "Todos os nossos planos são obviamente sujeitos à mudanças, já que ainda temos muitas questões para lidar, além da própria situação do vírus. Queremos que o mundo volte a ser o que era, mas reconhecemos que isso precisa ser feito de modo certo e seguro".

"Esperamos fazer nossa parte em tornar o ambiente seguro novamente para nossos fãs poderem compartilhar o clima da F1 com suas famílias, amigos e a comunidade".

Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento
No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia, além do GP da Alemanha
A MotoGP também precisou adiar os GPs da Holanda e da Finlândia, devido às restrições do governo local e pela falta de homologação da pista do país escandinavo. A visão mais otimista da Dorna Sports coloca o início da temporada na República Tcheca em agosto
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.
Em abril, a Fórmula E confirmou a extensão da paralisação do campeonato até o final de junho e o adiamento do ePrix de Berlim. As provas de Nova York e Londres se tornaram dúvidas
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado
O GP do Canadá também teve seu adiamento confirmado no início de abril. Agora, o GP da França é o primeiro do calendário, e está marcado para 28 de junho
Em busca de garantir a realização da prova em 2020, a direção de Silverstone confirmou que o GP será realizado com portões fechados. No mesmo dia, a organização do GP da França anunciou o cancelamento da prova, se juntando à Mônaco
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar e aumentar, as férias de verão, indo de 14 para 35 dias
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data
As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas a categoria espera retomar as atividades no final de maio
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
Uma saída encontrada pelos campeonatos durante esse período de paralisações foi a realização de eventos virtuais. Fórmula 1, Indy, NASCAR, MotoGP, entre outros, estão organizando campeonatos para animar os fãs nesse período de quarentena
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