F1: Ricciardo atualiza 'climão' na RB após detonar Tsunoda no Bahrein

Piloto elogia ação rápida da equipe e afirma que estão mais fortes do que antes

Daniel Ricciardo, RB F1 Team

Red Bull Content Pool

Após um desentendimento entre a dupla de pilotos da RB no GP do Bahrein de Fórmula 1, a equipe agiu rápido para acalmar os ânimos. O chefe da equipe, Laurent Mekies, convocou uma reunião no mesmo dia com Ricciardo e Tsunoda para conversar sobre o ocorrido.

Nas voltas finais do GP, Tsunoda recebeu uma ordem da equipe para deixar Ricciardo o passar, uma vez que o australiano estava com pneus macios e tinha vantagem em relação aos pilotos que estavam à frente dele, pois todos estavam com pneus duros - incluindo o companheiro de equipe. Tsunoda questionou a mensagem e relutou em obedecer, mas acabou cedendo. Porém, fez uma manobra perigosa na frente de Ricciardo antes de o deixar passar. Por isso, o clima entre os dois não estava nada bom após a bandeirada.

Leia também:

Ricciardo afirmou que a ação imediata deixou a equipe em uma posição mais forte do que estava anteriormente, já que a questão foi rapidamente resolvida.

“O que aconteceu no final da corrida não foi bom. Mas, na verdade, duas horas depois, quando saímos daquela reunião, acho que isso colocou a equipe em uma posição melhor do que era até sábado de manhã”, assegurou o australiano.

Yuki Tsunoda, RB F1 Team

Yuki Tsunoda, RB F1 Team

Photo by: Red Bull Content Pool

“Os pilotos nunca gostam de ordens de equipe. Então, um piloto talvez não reaja imediatamente, como se não fosse a primeira vez que isso acontece”, argumentou Ricciardo.

“Acho que foi importante falarmos sobre isso. Mas também sobre a manobra, só para deixar claro que, mesmo que seja o calor do momento, essas coisas podem ter consequências maiores”, advertiu o piloto.

“Então conversamos, pessoalmente, em particular, de portas fechadas, de forma muito aberta, transparente. Então foi a coisa certa a fazer. E saímos no sábado à noite, com a sensação de que estava tudo resolvido”, relatou Ricciardo.

Questionado pelo Motorsport.com se foi a primeira vez que houve tensão com Tsunoda desde que se tornaram companheiros de equipe no segundo semestre de 2023, Ricciardo disse: “Tivemos apenas algumas corridas, mas acho que foi tudo muito tranquilo no ano passado”.

“Mas acho que nós dois estávamos muito dispostos a sentar juntos em uma sala e apenas conversar sobre o assunto. Então eu acho que isso foi importante”.

Daniel Ricciardo, RB F1 Team

Daniel Ricciardo, RB F1 Team

Photo by: Red Bull Content Pool

Mesmo com o argumento de que pilotos não gostam de ordens de equipe, Ricciardo admitiu que a manobra de Tsunoda foi uma surpresa. “Foi por isso que obviamente eu falei no rádio. E sim, eu pensei, 'Tudo bem, o que diabos está acontecendo aqui?' , porque eu sei que tudo é transmitido”.

“E eu sabia que era algo que discutiríamos assim que os capacetes fossem retirados e talvez os batimentos cardíacos diminuíssem um pouco. Mas acho que a equipe lidou muito bem com isso depois da corrida, em termos de nos reunir, garantindo que nada fosse deixadosem resolução.

“Saímos daquela sala com a sensação de que não havia mais lados ou sentimentos do tipo, fui duramente derrotado, ou há um pouco de animosidade, nada disso. Então, sim, também é a primeira corrida, então você não pode ter nada disso. Então acho que a equipe nos tratou muito bem depois disso."

Ricciardo concordou que a situação refletiu bem na nova liderança da equipe embabeçada por Mekies e pelo CEO Peter Bayer.

“Honestamente, eu estava curioso para ver como isso seria tratado”, disse ele. “Porque é um daqueles em que, como pilotos de corrida, somos teimosos. E às vezes tipo, 'Ah, dane-se, estou indo embora e eles vão lidar com isso.'

“Mas acho que o fato de termos sido levados para uma sala e apenas conversamos sobre isso, foi muito calmo e não houve acusações. Foi só, vamos conversar sobre isso”.

“Portanto, sabemos que quando saímos daquela sala, nos sentimos muito melhor e sabemos que iremos para a Arábia Saudita sem absolutamente nenhuma ressaca ou qualquer outra coisa devido a este pequeno incidente. Então isso foi bom”, revelou Ricciardo.

“Obviamente, eu sabia que receberíamos perguntas sobre isso. Mas, honestamente, desde sábado à noite, não conversamos mais sobre isso”, finalizou.

Motorsport Business #11 – Ivo Jucá, da EZZE Seguros, explica como chegou à Stock após Corinthians

Podcast #272 – Qual papel de Verstappen na crise da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Russell se manifesta sobre rumores de Verstappen na Mercedes
Próximo artigo Audi finaliza aquisição da Sauber e põe fim a rumores na F1; saiba

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil