Audi finaliza aquisição da Sauber e põe fim a rumores na F1; saiba

Fabricante completa a compra da equipe suíça e nomeia Oliver Hoffmann como novo membro do Conselho de Administração do time de Hinwil

The new Audi Sport F1 concept car

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A Audi completou a próxima etapa da transação no caminho para assumir a Sauber, dissipando os rumores de que a montadora germânica poderia reconsiderar sua entrada na Fórmula 1 em 2026.

A informação é da Motorsport-Total, publicação irmã do Motorsport.com na Alemanha. A Audi já tinha uma parcela de ações da Sauber, mas agora deu o próximo passo e, assim, reafirma seu compromisso de entrar no grid categoria máxima do automobilismo como time de fábrica em 2026.

O editor recomenda:

O processo de aquisição da Sauber pela Audi começou no início de 2023, quando a marca de Ingolstadt comprou 25% das ações do proprietário Finn Rausing, sueco que se tornou um dos donos da equipe suíça de Hinwil em 2016, quando o grupo de investimentos Longbow Finance fez negócio com Peter Sauber, fundador da escuderia. Naquela época, Marcus Ericsson, competidor da Suécia que hoje corre na IndyCar, era o piloto pagante do time garagista.

Rausing é um dos herdeiros do império Tetra Pak e tem fortuna estimada pela Forbes na casa dos 8,4 mil milhões de euros, mais de 45 milhões de reais. De todo modo, a Audi passará a controlar a estrutura, conforme comunicado pelo CEO da Sauber, Andreas Seidl, aos funcionários.

Extraoficialmente, sempre se falou da Audi ter 75% das ações da Sauber na fase final, mas o jornal alemão Bild informou nesta quarta-feira que a Audi havia assumido o controle da Sauber “completamente”. 

Recentemente, tem havido repetidas incertezas em torno do programa Audi na F1. Ainda há vozes dentro da Volkswagen, empresa-mãe da Audi com sede em Wolfsburg, que dizem que o CEO da Audi, Gernot Döllner, estaria preparado para cancelar a entrada na F1 e vender as ações.

No entanto, o fato de a transação ter sido agora finalizada sugere que a Audi não está recuando e está mantendo decisões tomadas pelos comitês do grupo. Especialmente porque também houve uma recente remodelação de pessoal, o que não sugere que a Audi vá encerrar o programa de F1.

Motorsport Business #11 – Ivo Jucá, da EZZE Seguros, explica como chegou à Stock após Corinthians

Podcast #272 – Qual papel de Verstappen na crise da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ricciardo atualiza 'climão' na RB após detonar Tsunoda no Bahrein
Próximo artigo F1: Russell pede "transparência total" no caso do presidente da FIA

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil