Recomendado para você

F1: 'Hamilton e eu pensamos nisso todos os dias', admite Wolff sobre Abu Dhabi 2021

F1: 'Hamilton e eu pensamos nisso todos os dias', admite Wolff sobre Abu Dhabi 2021

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: 'Hamilton e eu pensamos nisso todos os dias', admite Wolff sobre Abu Dhabi 2021
F1: Cadillac explora soluções aerodinâmicas para 2026 com testes da asa dianteira no túnel de vento

F1: Cadillac explora soluções aerodinâmicas para 2026 com testes da asa dianteira no túnel de vento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac explora soluções aerodinâmicas para 2026 com testes da asa dianteira no túnel de vento
F1: Sem ‘MOM’? FIA revisará nomes do regulamento de 2026 para evitar confusão entre fãs

F1: Sem ‘MOM’? FIA revisará nomes do regulamento de 2026 para evitar confusão entre fãs

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Sem ‘MOM’? FIA revisará nomes do regulamento de 2026 para evitar confusão entre fãs
F1 - Leclerc alerta Ferrari: 2026 é “agora ou nunca”

F1 - Leclerc alerta Ferrari: 2026 é “agora ou nunca”

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Leclerc alerta Ferrari: 2026 é “agora ou nunca”
F3: Rafa Câmara é eleito estreante do ano em cerimônia da FIA

F3: Rafa Câmara é eleito estreante do ano em cerimônia da FIA

F3
F3
Monza
F3: Rafa Câmara é eleito estreante do ano em cerimônia da FIA
NASCAR, 23XI e Front Row entram em acordo depois de um ano de 'batalha judicial'

NASCAR, 23XI e Front Row entram em acordo depois de um ano de 'batalha judicial'

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR, 23XI e Front Row entram em acordo depois de um ano de 'batalha judicial'
CEO da Stock Car rebate críticas à segurança do carro e manda recado para Baptistas

CEO da Stock Car rebate críticas à segurança do carro e manda recado para Baptistas

Stock Car
Stock Car
CEO da Stock Car rebate críticas à segurança do carro e manda recado para Baptistas
Christian Fittipaldi realiza treinos de sexta-feira da Stock Car Pro Series

Christian Fittipaldi realiza treinos de sexta-feira da Stock Car Pro Series

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Christian Fittipaldi realiza treinos de sexta-feira da Stock Car Pro Series

F1: Sem ‘MOM’? FIA revisará nomes do regulamento de 2026 para evitar confusão entre fãs

Federação pretende simplificar termos para criar padrão entre equipes, mídia e público

Conceito de F1

F1 concept

Foto de: FIA

A Fórmula 1 terá um visual diferente no próximo ano em comparação com o que os fãs estão acostumados nas últimas temporadas. Os novos regulamentos de motor e chassi também significam que a corrida em si mudará significativamente.

Leia também:

O DRS desaparecerá, pois cada piloto terá um tipo de DRS em cada reta por meio da aerodinâmica ativa, envolvendo as asas dianteiras e traseiras. Para ainda oferecer um auxílio à ultrapassagem, as novas regras incluem um aumento temporário de energia elétrica dos sistemas híbridos quando um piloto estiver a menos de um segundo do carro da frente.

Quando a FIA apresentou oficialmente os regulamentos de 2026 durante o GP do Canadá do ano passado, esses modos ainda eram chamados de modo X, modo Z e modo de substituição manual. No entanto, esses termos foram considerados muito complexos e confusos para os fãs - especialmente porque o último foi rapidamente abreviado para MOM.

O modo X e o modo Z foram posteriormente renomeados nos regulamentos para modo de linha reta e modo de curva, com as equipes logo abreviando o primeiro para SLM (straight line mode, em inglês).

Esses termos ainda não satisfazem totalmente a FIA e é por isso que a terminologia para 2026 está sendo alterada mais uma vez. A Federação quer termos padronizados para garantir que todas as equipes, pilotos, mídia e fãs os utilizem de forma consistente.

"Estamos revisando parte da terminologia porque queremos deixá-la clara e simplificar para que os fãs entendam o que está acontecendo", disse o diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, à mídia selecionada, incluindo o Motorsport.com.

Nikolas Tombazis, FIA Single Seater Director

Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

"Queremos ter uma terminologia unificada usada pelas equipes quando falam com os pilotos pelo rádio, mas também pelos comentaristas na TV, e que seja a mesma nos regulamentos. Portanto, estamos fazendo um exercício agora para garantir que criemos uma terminologia simples", continuou. 

Durante sua mesa redonda com a mídia em Abu Dhabi, Tombazis ainda não pôde revelar as escolhas exatas, embora elas devam ser finalizadas antes do final deste ano, potencialmente já na próxima semana.

"Não quero entrar em detalhes exatos sobre o que será cada um desses termos agora, porque também estamos colaborando com outras partes interessadas, mas estamos analisando isso", disse ele.

Uma indicação inicial é que o Modo de Ultrapassagem Manual (apelidado de MOM) pode ser chamado simplesmente de modo de ultrapassagem. O que antes era chamado de modo X e modo Z pode ser chamado simplesmente de aerodinâmica ativa.

Do ponto de vista da FIA, não parece mais necessário especificar os dois modos diferentes, já que todos os carros usarão essencialmente as mesmas configurações de asa em diferentes partes da pista: a configuração normal, de maior downforce nas curvas, e a configuração de baixo downforce nas retas. Essa última é necessária para reduzir o arrasto e, portanto, fazer com que as novas regulamentações do motor funcionem.

MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA

Ouça versão áudio do Podcast

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Leclerc alerta Ferrari: 2026 é “agora ou nunca”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros