F1: Sem oponentes, Ben Sulayem vence eleição presidencial da FIA
Mohammed cumprirá mais quatro anos de mandato
Foto de: Dom Romney / Motorsport Images
Depois de muitas polêmicas e mudanças no regulamento para a eleição, Mohammed Ben Sulayem foi reeleito como presidente da Federação Internacional de Automobilismo, que é responsável por gerenciar as principais categorias de automobilismo como Fórmula 1, Fórmula 2 e Fórmula 3.
É interessante notar que Ben Sulayem não teve oposição na candidatura deste ano. A votação aconteceu em Tshkent, no Uzbequistão, horas antes da cerimônia de entrega dos prêmios de 2025. O emiradense cumprirá um segundo mandato de quatro anos, tendo sido eleito pela primeira vez em 2021 com 61,62% dos votos, contra 36,62% do então vice-presidente de esportes, Graham Stoker.
Desta vez, Sulayem enfrentou mais adversários, nomeadamente o antigo comissário da FIA Tim Mayer, a piloto de corridas Laura Villars e a modelo e influenciadora Virginie Philippot.
Nenhum deles pôde, de fato, concorrer, devido à regra que exigia que cada candidato formasse uma equipe de sete vice-presidentes das seis regiões globais da FIA. A única vice-presidente elegível da América do Sul, Fabiana Ecclestone, declarou seu apoio a Ben Sulayem.
O processo foi duramente criticado como uma "ilusão de democracia" por Mayer, que sugeriu que alguns vice-presidentes elegíveis da América do Sul podem ter sido "persuadidos, pressionados ou ter recebido promessas para não se candidatarem" .
Entretanto, Villars processou a FIA devido ao sistema, que considera antidemocrático. Um tribunal de Paris decidiu, em 3 de dezembro, que um julgamento completo seria necessário; ele ocorrerá em 16 de fevereiro. A anulação da eleição presidencial de hoje é um possível desfecho.
MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.