F1 terá escapamento duplo em 2016 para aumentar som
Desenvolvendo projetos para melhorar volume dos motores híbridos, Magneti Marelli promete design de escapamento diferente









Após a FIA anunciar que pretende aumentar o som dos carros de Fórmula 1 em 2016, a empresa italiana Magneti Marelli está trabalhando em vários sistemas para melhorar o volume das unidades de potência híbridas.
O som abafado e baixo de carros de F1 tem sido um ponto de discórdia entre especialistas da F1 desde a introdução das regras de motor híbrido V6 turbo em 2014.
A maioria dos fãs e membros da comunidade F1 lamenta a ausência do barulho estridente e penetrante da geração anterior, principalmente dos V10 e V12 aspirados.
A Magneti Marelli tem focado seus esforços em corrigir dois problemas principais.
"Descobrimos que precisamos de duas coisas", explicou Roberto Dalla, o chefe esportivo da Magneti Marelli. "A amplitude e a alta frequência."
De acordo com Dalla, o problema de frequência já foi praticamente resolvido com a introdução obrigatória de um sistema de escapamento com dois tubos (ou três, dependendo da preferência de cada equipe) que irá separar a saída de escape da válvula de descarga.
"O objetivo é manter o gás da turbina, porque funciona como um filtro para as altas frequências", acrescentou Andrea Dappiano, o gerente de projeto para sistemas híbridos da Magneti Marelli.
"Isso resultará em maior frequência e em mais ruído."
Enquanto uma série de modificações serão introduzidas neste ano, mais mudanças deverão ser implementadas em 2017, quando as regras de motor terão uma grande revisão técnica.
"Vamos apoiar a FIA e continuar nossas pesquisas", prometeu Dalla.
"O que a FIA tem que fazer é discutir as possibilidades com as equipes e encontrar o equilíbrio correto entre o aumento do som e a perda de desempenho."
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.