Ferrari deixa Leclerc na mão, e vitória cai 'no colo' de Hamilton no GP do Bahrein
Leclerc liderava com folga quando, a 10 voltas do fim, teve falha no sistema de recuperação de energia

Charles Leclerc e a Ferrari fizeram tudo certo durante o fim de semana inteiro, mas uma falha no motor do monegasco deu a vitória a Lewis Hamilton no Grande Prêmio do Bahrein neste domingo.
Leclerc fez a pole e só não havia liderado a corrida nas primeiras voltas, quando largou mal e caiu para terceiro. Com o desempenho melhor, o jovem de 21 anos recuperou a ponta após passar Valtteri Bottas e o então líder Sebastian Vettel, sem qualquer interferência da Ferrari.
A 10 voltas do fim, um problema no sistema de recuperação de energia da Ferrari de Leclerc deixou o carro dele lento. E a diferença que era de mais de 9s em três voltas colocou Hamilton logo atrás dele.
O pentacampeão não teve trabalho algum para passar o rival ferrarista debilitado.
Bottas estava muito atrás e também conseguiu alcançar o rival, ficando em segundo, com Leclerc fechando o pódio o primeiro de sua carreira graças a um safety car que entrou na pista a duas voltas do fim, após o abandono de duas Renaults.
Max Verstappen chegou em quarto, e Vettel, que rodou sozinho em uma briga com Hamilton na metade final da corrida e perdeu a asa na sequência, foi o quinto.
Leclerc ao menos conseguiu cravar a volta mais rápida da corrida. E a Mercedes conseguiu a sua segunda dobradinha em duas corridas no ano.

Sebastian Vettel, Ferrari SF90 leads Charles Leclerc, Ferrari SF90 at the start of the race followed by Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10 and Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images
A corrida
Logo na largada, Vettel pulou à frente, enquanto Leclerc foi ultrapassado por Bottas e brigou por posição com Hamilton.
O monegasco se recuperou, passou Bottas e depois partiu para cima de Vettel. Sem qualquer imposição da Ferrari, Leclerc ultrapassou o seu companheiro e disparou na frente.

Charles Leclerc, Ferrari SF90 overtakes Sebastian Vettel, Ferrari SF90 for the lead
Photo by: Mark Sutton / Sutton Images
Após a primeira parada nos boxes, a Mercedes arriscou colocar os pneus macios com Lewis Hamilton, enquanto os outros três pilotos da ponta foram de médios. Isso fez com que o britânico voltasse à frente de Vettel.
Mas o desgaste dos pneus mais macios de Hamilton foi alto e rápido, e ele virou presa fácil para o alemão algumas voltas depois.
Após a segunda parada nos boxes, Vettel voltou pouco à frente de Hamilton e sofreu dois ataques do britânico. O alemão acabou rodando sozinho tentando defender sua posição e despencou no grid após perder a asa.
O dia para a Ferrari ficaria pior com o problema no sistema de recuperação de energia de Charles Leclerc, que liderava tranquilamente a prova. Leclerc perdeu muito rendimento e foi ultrapassado pelas duas Mercedes, que fizeram mais uma dobradinha, mas desta vez com Lewis Hamilton na ponta.
la | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Pits | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Mercedes | Mercedes | 57 | - | 2 | 25 | |||||||
2 | 77 | Mercedes | Mercedes | 57 | 2.980 | 2.980 | 2.980 | 2 | 18 | |||||
3 | 16 | Ferrari | Ferrari | 57 | 6.131 | 6.131 | 3.151 | 2 | 16 | |||||
4 | 33 | Red Bull | Honda | 57 | 6.408 | 6.408 | 0.277 | 2 | 12 | |||||
5 | 5 | Ferrari | Ferrari | 57 | 36.068 | 36.068 | 29.660 | 3 | 10 | |||||
6 | 4 | McLaren | Renault | 57 | 45.754 | 45.754 | 9.686 | 2 | 8 | |||||
7 | 7 | Alfa Romeo | Ferrari | 57 | 47.470 | 47.470 | 1.716 | 2 | 6 | |||||
8 | 10 | Red Bull | Honda | 57 | 58.094 | 58.094 | 10.624 | 2 | 4 | |||||
9 | 23 | Toro Rosso | Honda | 57 | 1'02.697 | 1'02.697 | 4.603 | 2 | 2 | |||||
10 | 11 | Racing Point | Mercedes | 57 | 1'03.696 | 1'03.696 | 0.999 | 2 | 1 | |||||
11 | 99 | Alfa Romeo | Ferrari | 57 | 1'04.599 | 1'04.599 | 0.903 | 2 | ||||||
12 | 26 | Toro Rosso | Honda | 56 | 1 lap | 1 Lap | 1 Lap | 2 | ||||||
13 | 20 | Haas | Ferrari | 56 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | ||||||
14 | 18 | Racing Point | Mercedes | 56 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | ||||||
15 | 63 | Williams | Mercedes | 56 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | ||||||
16 | 88 | Williams | Mercedes | 55 | 2 laps | 2 Laps | 1 Lap | 2 | ||||||
17 | dnf | 27 | Renault | Renault | 53 | 2 | ||||||||
18 | dnf | 3 | Renault | Renault | 53 | 1 | ||||||||
19 | dnf | 55 | McLaren | Renault | 53 | 4 | ||||||||
dnf | 8 | Haas | Ferrari | 16 | 2 | Abandono |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.