FIA enfrenta dificuldades para substituir Mekies na F1
A FIA está enfrentando dificuldades para encontrar um novo vice-diretor de provas da F1 somente uma semana antes da abertura da temporada, com o GP da Austrália, após a saída de Laurent Mekies.





Mekies deixou suas atividades na F1 depois de anunciar que irá para a Ferrari, sendo que Herbie Blash – seu antecessor e que era um candidato óbvio para retornar – possui outros compromissos no fim de semana da Austrália.
Mekies assumiu o cargo de Blash, braço-direito de longa data de Whiting, no ano passado.
O vice-diretor de provas efetivamente é encarregado do controle da corrida para o grid, volta de apresentação, largada e primeiras voltas, enquanto Whiting está ocupado em iniciar a prova do pitwall e depois retornar à sala de controle.
Suas responsabilidades também incluem acionar bandeiras vermelhas e safety car.
Mekies passou por um período de treinamento, ao lado de suas outras atividades como diretor de segurança da FIA, antes de assumir o papel nos fins de semana de corridas.
Há poucos candidatos óbvios dentro da FIA que se qualificam para tal posição de forma imediata, se é que há algum.
Blash, que deixou seu cargo ao fim de 2016, permaneceu envolvido com o automobilismo, especialmente com a Porsche Supercup e um cargo administrativo na Yamaha, o qual ele já tinha há muitos anos.
Ele estará com a fabricante japonesa na etapa da Tailândia do Mundial de Superbikes no fim de semana do GP da Austrália.
No entanto, entende-se que ele poderá estar disponível para outras corridas caso seja chamado.
Uma alternativa poderia ser o uso de um diretor de provas de outras categorias da FIA, ao menos de forma temporária.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.