FIA pressiona e F1 adota Halo para temporada 2018
Após pressão da FIA, Fórmula 1 introduz Halo já na próxima temporada; medida ainda precisa ser ratificada pelo Conselho Mundial







A Fórmula 1 tem uma proteção de cockpit para a temporada 2018. E, para a surpresa de muitos, o Halo volta com força e é o escolhido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
O Halo foi testado por todas as equipes, enquanto o Escudo foi testado apenas por Sebastian Vettel em Silverstone, no último final de semana - com o alemão reclamando de tonturas enquanto testava a peça no primeiro treino livre.
Na reunião do Grupo de Estratégia da categoria, nesta quarta-feira (19) em Genebra, nove das dez equipes votaram contra o Halo, segundo fontes informaram ao Motorsport.com. Entretanto, a FIA pressionou pela introdução de algum dos conceitos de proteção de cockpit já na próxima temporada.
Como o Halo foi o mais testado, A FIA decidiu pela peça. Acredita-se que o Escudo tenha sido colocado de lado no momento, com a necessidade de mais testes em cima do conceito antes de qualquer decisão sobre o elemento testado por Vettel.
A FIA acrescentou ainda que parte do design da proteção de cockpit ainda pode sofrer alterações no desenho. A decisão ainda requer ratificação do Conselho Mundial - o que é questão de tempo e pode ser feito via voto virtual se necessário.
Apenas seis das dez equipes do grid atual - Mercedes, Ferrari, Red Bull, Williams, McLaren e Force India haviam participado das reuniões anteriores com os donos dos direitos comerciais da categoria e a FIA.
Na reunião anterior, porém, Ross Brawn, diretor esportivo da F1, sugeriu que as demais equipes participassem dos encontros como observadores - acredita-se que tenha sido este o caso nesta quarta. Eles não participaram oficialmente da discussão, mas ocasionalmente foram questionando sobre pontos de vista em vários assuntos.
Grupo de trabalho em controle de custos
O Grupo de Estratégia também discutiu a questão do controle de custos e vai introduzir um grupo de trabalho - com integrantes do Formula One Group, da FIA e das equipes - para elaborar ideias "com objetivo de manter o esporte sustentável financeiramente nos próximos anos".
Também se discutiu caminhos para melhorar o espetáculo em termos gerais, com ideias sendo levadas para consideração antes da próxima reunião do Grupo de Estratégia.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.