Últimas notícias

FIA pressiona e F1 adota Halo para temporada 2018

Após pressão da FIA, Fórmula 1 introduz Halo já na próxima temporada; medida ainda precisa ser ratificada pelo Conselho Mundial

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 running the Halo cockpit cover
Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover
Kevin Magnussen, Renault Sport F1 Team RS16 with the Halo cockpit cover
Renault Sport F1 Team RS16 with a Halo cockpit cover
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H with the Halo cockpit cover
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, cockpit shield
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, cockpit shield

A Fórmula 1 tem uma proteção de cockpit para a temporada 2018. E, para a surpresa de muitos, o Halo volta com força e é o escolhido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

O Halo foi testado por todas as equipes, enquanto o Escudo foi testado apenas por Sebastian Vettel em Silverstone, no último final de semana - com o alemão reclamando de tonturas enquanto testava a peça no primeiro treino livre.

Na reunião do Grupo de Estratégia da categoria, nesta quarta-feira (19) em Genebra, nove das dez equipes votaram contra o Halo, segundo fontes informaram ao Motorsport.com. Entretanto, a FIA pressionou pela introdução de algum dos conceitos de proteção de cockpit já na próxima temporada.

Como o Halo foi o mais testado, A FIA decidiu pela peça. Acredita-se que o Escudo tenha sido colocado de lado no momento, com a necessidade de mais testes em cima do conceito antes de qualquer decisão sobre o elemento testado por Vettel.

A FIA acrescentou ainda que parte do design da proteção de cockpit ainda pode sofrer alterações no desenho. A decisão ainda requer ratificação do Conselho Mundial - o que é questão de tempo e pode ser feito via voto virtual se necessário.

Apenas seis das dez equipes do grid atual - Mercedes, Ferrari, Red Bull, Williams, McLaren e Force India haviam participado das reuniões anteriores com os donos dos direitos comerciais da categoria e a FIA.

Na reunião anterior, porém, Ross Brawn, diretor esportivo da F1, sugeriu que as demais equipes participassem dos encontros como observadores - acredita-se que tenha sido este o caso nesta quarta. Eles não participaram oficialmente da discussão, mas ocasionalmente foram questionando sobre pontos de vista em vários assuntos.

Grupo de trabalho em controle de custos

O Grupo de Estratégia também discutiu a questão do controle de custos e vai introduzir um grupo de trabalho - com integrantes do Formula One Group, da FIA e das equipes - para elaborar ideias "com objetivo de manter o esporte sustentável financeiramente nos próximos anos".

Também se discutiu caminhos para melhorar o espetáculo em termos gerais, com ideias sendo levadas para consideração antes da próxima reunião do Grupo de Estratégia.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Para chefes da F1, decisão sobre Escudo/Halo não está clara
Próximo artigo Hamilton: Estou pilotando como nunca

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil