FIA se diz aberta a tirar chicane na Mistral em Paul Ricard
Diretor de provas da FIA, Charlie Whiting está aberto à ideia de descartar a chicane da reta Mistral no circuito de Paul Ricard para o GP da França de 2019.
Whiting disse que o assunto será discutido no briefing do GP da Áustria, nesta sexta-feira.
No GP da França, muitos pilotos apoiaram a ideia, alegando que as corridas seriam melhoradas caso a chicane fosse retirada.
Pilotos que correram ou testaram sem ela argumentaram que haveria mais vácuo na longa reta, e que a pressão aerodinâmica menor que os carros usariam deixariam a curva 10 e o restante da pista mais desafiadores.
Whiting afirmou que a decisão de usar a chicane foi por um acordo entre a FIA e a administração de Paul Ricard. Uma complicação extra é que há uma arquibancada na chicane, e que ela se tornaria redundante.
“Foi uma decisão em conjunto”, disse Whiting. “Foi o que havia sido proposto pelo circuito, e não tínhamos razão para dizer algo diferente. Queríamos ter duas longas zonas de DRS, o que aparentou funcionar bem na reta oposta.”
“Isso parece ser uma corrente de pensamento agora, de que poderíamos ter corrido sem ela, mas todas as equipes e pilotos sabem disso há muito tempo. As equipes testaram na pista, então fiquei um pouco surpreso em ouvir isso do nada na sexta-feira.”
Antes de aprovar qualquer mudança para 2019, a FIA primeiro teria de analisar as implicações de segurança para as velocidades mais altas da curva que, atualmente, é a 10ª da pista.
“Nós podemos certamente fazer uma simulação da longa reta e ver se a área de escape é suficiente para esse tipo de coisa”, disse Whiting. “Eu também gostaria de ouvir a opinião dos pilotos, agora que eles tiveram a chance de correr na pista.”
“Vimos algumas ultrapassagens decentes aqui, o que duvido que teríamos visto se fosse o contrário [sem a chicane]. Mas é uma questão de opinião, e fico feliz em discutir com todos os envolvidos.”
Questionado se concordaria com a mudança caso a área de escape seja suficiente, ele disse: “Se há um argumento forte o suficiente para isso, sim.”
Carlos Sainz estava confiante de que a pista seria mais interessante aos pilotos e aos fãs sem a chicane.
“Na verdade, fui eu que perguntei a Charlie sobre a longa reta”, disse. “Já vi corridas de F3 e endurance sem a chicane, e a pista parece realmente legal.”
“Eu disse que isso daria personalidade à pista, algo que, no momento, ela não tem, e disse que todos falariam sobre a reta de Paul Ricard e aquela curva ao fim da reta, assim como todos falam sobre a reta de Baku e a freada para a curva 1.”
“Isso daria o pouco de personalidade que talvez falta na pista no momento. Isso também daria um bom vácuo, com um setor final muito mais difícil com menor carga. Seria divertido e acho que a FIA irá considerar isso para o ano que vem.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.