Lenda do automobilismo brasileiro, Chico Rosa morre aos 80 anos

Engenheiro foi responsável por apresentar à Europa nomes como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace e Nelson Piquet, além disso, foi peça importante para a 'remontada' do Autódromo de Interlagos

Fl6EZRKWQAE1iFc.jfif

O automobilismo brasileiro perdeu neste sábado um dos seus grandes e importantes nomes: Chico Rosa, responsável por mostrar ao mundo talentos do Brasil, aconselhá-los e também por estar à frente da administração, e renascimento, de Interlagos por mais de quatro décadas.

Leia também:

Nascido no interior de São Paulo, Francisco Castejon do Couto Rosa dedicou 50 anos da sua vida ao automobilismo nacional. Formado em engenharia, logo passou a ser reconhecido como um dos maiores entendedores de carros de corrida da época.

Em 1969, levou Emerson Fittipaldi para Inglaterra - ao perceber ainda no Brasil, que dali surgiria um nome promissor no automobilismo - e viu sua aposta se tornar realidade anos depois: Emerson conquistou o bicampeonato mundial de Fórmula 1. Chico Rosa também foi responsável por assessorar/aconselhar José Carlos Pace e a espalhar o talento brasileiro mundo afora.

Ao retornar ao Brasil, em 75, foi convidado a integrar a administração do Autódromo de Interlagos e, nessas idas e vindas, identificou mais um nome com grande potencial de se tornar um gigante da F1: Nelson Piquet Souto Maior. Assim como fez com Fittipaldi, Chico apostou em Piquet e o levou para competir, e ser visto, na Europa. Resultado: Nelson Piquet tricampeão mundial.

À frente de Interlagos, Rosa foi responsável por conseguir um acordo para uma reforma da pista em 1980 - época conturbada do autódromo. Chico Rosa foi administrador de Interlagos até 2015 quando foi demitido pela SPTuris pegando a 'bolha' do automobilismo nacional de surpresa.

Sainz propõe novo tipo de punição na F1

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #211 - O que esperar da F1 em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Arábia Saudita quer levar fábricas da McLaren e Aston Martin para o Oriente Médio
Próximo artigo Equipe asiática revive interesse pela Fórmula 1 e mira entrada em 2026

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil