Últimas notícias

"Fizemos tudo errado", critica Massa, apenas 15º no grid

Williams e Ferrari erraram na estratégia e viram seus pilotos serem eliminados na primeira parte do treino

Depois de se classificar apenas na 18ª posição (15º depois de punições) para o GP da Grã-Bretanha, sua pior posição desde o GP de Mônaco de 2013, Felipe Massa saiu de sua Williams bastante decepcionado com as decisões tomadas pela equipe em um treino caótico pela chuva que caiu em determinados momentos em Silverstone.

[publicidade]Ainda na primeira parte da classificação, os pilotos foram à pista com pneus intermediários, mas nos minutos finais o asfalto secou e permitiu que quem estava com os pneus para pista seca melhorassem seus tempos significativamente.

Porém, Williams e Ferrari demoraram demais para colocar seus pilotos na pista e a garoa apertou no finalzinho, impedindo que os pilotos melhorassem. Assim, além de Massa, foram eliminados ainda no Q1 Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas.

“Deu tudo errado", disse o brasileiro ao TotalRace. "A gente demorou muito para sair no começo mas, independentemente disso, ainda dava para recuperar, porque paramos no box e éramos quinto e sexto. No box, demoramos muito para sair, perdemos 1min30, o que representava uma volta cronometrada a mais com pista seca. Quando saímos, choveu e jogamos fora uma chance importante.”
 
Massa revelou que pediu para ir mais cedo para a pista, mas a equipe não concordou. “Eu falei que eu gostaria de sair antes, mas eles disseram que não tinha mais chuva no radar e que a pista estava só melhorando. Eu confiei neles. A gente acreditou no sistema que não é o certo. Olhar o radar com uma condição dessa, em Silverstone... a gente tem de ir pela experiência e ficar na pista. Mas o que passou, passou e temos de aprender e pensar na corrida, em que tudo pode ser possível.”
 
Essa não é a primeira vez que uma estratégia da equipe Williams é questionada no ano. Na última etapa, por exemplo, o time foi questionado por adotar uma tática demasiadamente conservadora, o que lhe tirou uma possibilidade até de vitória.

Para Massa, no caso de Silverstone, o problema foi confiar demais na previsão e não observar o que estava acontecendo na pista. “Acho que, dependendo do que o radar diz, quando o tempo fica assim, é preciso ficar de olho na pista. Jogamos no lixo uma oportunidade de largar bem com os dois carros.”

Para a corrida, o brasileiro espera se recuperar, mas não sabe o que seria uma previsão realista. “Acho que temos um carro bom, independente de eu ter batido na sexta. Eu consegui fazer uma simulação de corrida, ainda que o ritmo não fosse tão bom quanto eu esperava. A Mercedes, Red Bull e Ferrari estavam mais rápidos, mas os outros não. Nós estávamos na briga.”
In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Clima tipicamente britânico provoca grid maluco em Silverstone
Próximo artigo "Meu pai teria amado essa classificação", diz Button, terceiro

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros