Recomendado para você

ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam
F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026

F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026
F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”

F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”
McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"

McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"
F1 - "O penta vem!", "Seria legal, mas não vai rolar": Fãs opinam sobre duelo Verstappen x McLaren pelo título de 2025

F1 - "O penta vem!", "Seria legal, mas não vai rolar": Fãs opinam sobre duelo Verstappen x McLaren pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - "O penta vem!", "Seria legal, mas não vai rolar": Fãs opinam sobre duelo Verstappen x McLaren pelo título de 2025
Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola

Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola

F3
F3
Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola
F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil

F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil
MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda

MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda
Últimas notícias

Fórmula 1 oficializa ponto extra por volta mais rápida a partir do GP da Austrália

FIA e organização da categoria aprovam pontuação adicional ao piloto que fizer o giro mais veloz de uma corrida

Valtteri Bottas, Mercedes-AMG F1 W10

A FIA e a organização da Fórmula 1 aprovaram o retorno do ponto extra ao piloto que fizer a volta mais rápida durante uma corrida. O ponto adicional só será dado caso o piloto a ter feito o giro mais veloz de um GP esteja entre os 10 primeiros na classificação final da prova. A decisão restaura uma prática adotada pela F1 entre 1950 e 1959. Leia o comunicado oficial: 

"Uma importante inovação no sistema de distribuição dos pontos foi unanimemente aprovada hoje pelo Grupo de Estratégia e pela Comissão da F1 através de voto online. A partir do Grande Prêmio da Austrália de 2019, será dado um ponto extra ao piloto que fizer a volta mais rápida da corrida. O piloto deve estar classificado no top 10. Não será dado ponto se a volta mais rápida for feita por um piloto que não se classificar entre as 10 primeiras posições no final da corrida. O ponto vale tanto para o mundial de pilotos quanto para o mundial de construtores.

Assim, 21 pontos extras estão em jogo ao longo da temporada. No último ano, Valtteri Bottas foi o vencedor do Prêmio DHL de Volta Mais Rápida, depois de acumular o maior número de giros mais rápidos (7) ao longo da temporada. A mudança adicionará um elemento extra na estratégia da corrida, uma vez que os pilotos no top 10 poderão competir pelo ponto adicional.

Prestes a alcançar sua milésima corrida válida pelo Campeonato Mundial, a decisão da F1 marca o retorno ao passado. Entre 1950 e 1959, o piloto que fizesse a volta mais rápida da corrida recebia um ponto.

Diretor esportivo da Fórmula 1, Ross Brawn:

"Juntos com a FIA, estivemos comprometidos em avaliar ideias e soluções que podem melhorar o show e manter a integridade de nosso esporte. Sentimos que a reintrodução, após 60 anos, do ponto extra ao piloto da volta mais rápida segue essa direção. Estivemos considerando essa solução - que representa uma resposta a uma detalhada pesquisa feita com milhares de fãs ao redor do mundo - por alguns meses. Quantas vezes ouvimos os pilotos no rádio perguntando quem tem a volta mais rápida? Agora não será mais apenas uma questão de estatística e prestígio, mas uma motivação concreta que fará a parte final da corrida ainda mais interessante. Algumas vezes, é útil nos lembrarmos da herança de nosso esporte para seguirmos em frente"."

Artigo anterior Horner: Para manter Red Bull, F1 terá que “entregar”
Próximo artigo Brawn: Ferrari 'reconhece' necessidade de mudanças para 2021

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros