Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Fórmula 1 oficializa ponto extra por volta mais rápida a partir do GP da Austrália

FIA e organização da categoria aprovam pontuação adicional ao piloto que fizer o giro mais veloz de uma corrida

Valtteri Bottas, Mercedes-AMG F1 W10

A FIA e a organização da Fórmula 1 aprovaram o retorno do ponto extra ao piloto que fizer a volta mais rápida durante uma corrida. O ponto adicional só será dado caso o piloto a ter feito o giro mais veloz de um GP esteja entre os 10 primeiros na classificação final da prova. A decisão restaura uma prática adotada pela F1 entre 1950 e 1959. Leia o comunicado oficial: 

"Uma importante inovação no sistema de distribuição dos pontos foi unanimemente aprovada hoje pelo Grupo de Estratégia e pela Comissão da F1 através de voto online. A partir do Grande Prêmio da Austrália de 2019, será dado um ponto extra ao piloto que fizer a volta mais rápida da corrida. O piloto deve estar classificado no top 10. Não será dado ponto se a volta mais rápida for feita por um piloto que não se classificar entre as 10 primeiras posições no final da corrida. O ponto vale tanto para o mundial de pilotos quanto para o mundial de construtores.

Assim, 21 pontos extras estão em jogo ao longo da temporada. No último ano, Valtteri Bottas foi o vencedor do Prêmio DHL de Volta Mais Rápida, depois de acumular o maior número de giros mais rápidos (7) ao longo da temporada. A mudança adicionará um elemento extra na estratégia da corrida, uma vez que os pilotos no top 10 poderão competir pelo ponto adicional.

Prestes a alcançar sua milésima corrida válida pelo Campeonato Mundial, a decisão da F1 marca o retorno ao passado. Entre 1950 e 1959, o piloto que fizesse a volta mais rápida da corrida recebia um ponto.

Diretor esportivo da Fórmula 1, Ross Brawn:

"Juntos com a FIA, estivemos comprometidos em avaliar ideias e soluções que podem melhorar o show e manter a integridade de nosso esporte. Sentimos que a reintrodução, após 60 anos, do ponto extra ao piloto da volta mais rápida segue essa direção. Estivemos considerando essa solução - que representa uma resposta a uma detalhada pesquisa feita com milhares de fãs ao redor do mundo - por alguns meses. Quantas vezes ouvimos os pilotos no rádio perguntando quem tem a volta mais rápida? Agora não será mais apenas uma questão de estatística e prestígio, mas uma motivação concreta que fará a parte final da corrida ainda mais interessante. Algumas vezes, é útil nos lembrarmos da herança de nosso esporte para seguirmos em frente"."

Artigo anterior Horner: Para manter Red Bull, F1 terá que “entregar”
Próximo artigo Brawn: Ferrari 'reconhece' necessidade de mudanças para 2021

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros