GP da China: apostar em um vencedor é uma coisa bem arriscada
Etapa não costuma repetir vencedores. Desde 2004 no certame, em suas oito edições, somente um piloto venceu mais de uma vez
Por si só, a temporada de 2012 da Fórmula 1 está bem mista. Em apenas duas corridas, cinco pilotos diferentes já foram para o pódio e 14 já marcaram pelo menos um ponto.
Está certo que a corrida de Sepang, na Malásia, contou com a intempérie da chuva, que inclusive interrompeu a corrida por bons minutos. Mas somente em falar do GP da China já temos a imprevisão em pessoa.
Foram sete vencedores diferentes em oito edições. O único que ganhou duas vezes foi Lewis Hamilton – 2008 e 2011. E dos seis campeões que correm em 2012, todos já venceram em Xangai.
O único da lista que já venceu em terras chinesas, mas não sagrou-se campeão, foi Rubens Barrichello, que em 2004 conquistava a primeira vitória do GP e sua última com o carro vermelho da Ferrari.
No quesito construtores, a etapa também fica bem acirrada. A Ferrari venceu três vezes (Barrichello-2004, Schumacher-2006 e Raikkonen-2007) e a McLaren também (Hamilton-2008 e 2011 e Button-2010). A Renault conquistou uma magra vitória com Alonso em 2005 e a Red Bull também somente uma com Vettel em 2009.
E assim como na Malásia, o circuito situado na cidade mais populosa do mundo costuma ser assolado pela chuva. Em várias edições isso aconteceu, em 2012 parece não ser diferente. As previsões climáticas para o próximo fim de semana apontam que possa vir a chover naquela região.
E não da nem para comparar com a Malásia, que quando a chuva chegava, dava para dar refrescar. O GP chinês é um dos mais gelados do ano. Hoje mesmo a metrópole chinesa registrou mínima de 9ºC.
Com uma prova que já tem um histórico de competitividade, dá para apostar em algum vencedor?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.