GP do Brasil: História mostra que RJ tem tempo de sobra para construir autódromo, mas não em '6 ou 7 meses'
Motorsport.com fez levantamento sobre os últimos autódromos construídos que entraram no calendário da F1
A previsão inicial do Presidente da República, Jair Bolsonaro, de construir um autódromo no Rio de Janeiro em seis ou sete meses pode parecer otimista, se levarmos em conta as pistas mais recentes que entraram no calendário da Fórmula 1.
Bolsonaro se reuniu com Chase Carey, CEO da Liberty, grupo que controla a F1, nesta semana em Brasília, e chegou a afirmar que o GP do Brasil no Rio de Janeiro, no autódromo a ser construído em Deodoro, já está 99% certo, mesmo com Carey logo na sequência não garantindo nada e reiterando a negociação com RJ e São Paulo, onde também esteve nesta semana, para manter a prova brasileira no calendário além de 2020, que é quando se encerra o contrato com Interlagos.
Se a data for mantida, em novembro de 2021, isso daria ao Rio de Janeiro 29 meses para construir o autódromo numa área que hoje é de preservação ambiental.
Daria tempo de sobra, se considerarmos as construções recentes dos últimos autódromos que entraram no calendário da Fórmula 1.
No entanto, nenhum deles envolveu um desmatamento e obras de mobilidade urbana, que seriam necessários na região onde hoje o projeto do autódromo em Deodoro está.
Veja abaixo os autódromos mais recentes construídos na Fórmula 1 e quanto tempo eles demoraram desde o início das obras até o fim.
BAHREIN
O autódromo de Sakhir começou a ser construído no meio do deserto no fim de 2002. A primeira prova lá foi em abril de 2004, o que deu aproximadamente 16 meses de construção. No entanto, a própria organização do GP do Bahrein disse que no GP inaugural alguns retoques ainda estavam faltando.
EUA
O Circuito das Américas demorou cerca de 20 meses para ser construído. As obras em Austin começaram no dia 31 de dezembro de 2010, e o autódromo foi entregue em setembro de 2012, menos de 60 dias antes da corrida de Fórmula 1.
CHINA
O circuito internacional de Xangai demorou 18 meses para ser construído, tendo sido inaugurado também em 2004, junto com o Bahrein.
COREIA DO SUL
O circuito em Yeongam foi um dos mais rápidos a serem construídos. As obras iniciaram em setembro de 2009, e em outubro do ano seguinte ele estava pronto, porém não completamente. Na prova inaugural, em 24 de outubro de 2010, muitas coisas estavam faltando em termos de organização, inclusive a inspeção final da FIA no autódromo foi feita 13 dias antes da corrida. De qualquer jeito, a Coreia do Sul durou apenas quatro anos no calendário da F1.
ÍNDIA
Outra prova que durou pouco no calendário da F1, apenas três anos. O circuito de Buddh começou a ser construído em 2009 e ficou pronto quase dois anos depois para a primeira prova de Fórmula 1 lá, em 2011.
ABU DHABI
Em termos de prazo, o circuito de Yas Marina está no limite do tempo restante para o Rio. O autódromo, que passa dentro de uma marina, teve obras iniciadas em maio de 2007 e ficou pronto em outubro de 2009. Porém, o sistema de iluminação existente lá desde o início fizeram dessa uma construção mais demorada.
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