GUIA F1 2024: Confira tudo da nova temporada da categoria máxima
Categoria tem mudança relativa a DRS e sprints, ainda que a pontuação seja mantida: o vencedor soma 8 tentos, com o top 8 somando unidades em ordem decrescente
Neste fim de semana, a Fórmula 1 dá o pontapé inicial à temporada 2024 com o GP do Bahrein, cuja largada está programada 12h deste sábado. A corrida não acontece no domingo por causa do Ramadã, conforme o Motorsport.com explica aqui. A Band segue como canal da F1 no Brasil.
Fórmula 1 |
Dia | Horário (Brasília) | Transmissão |
Treino Livre 1 | Quinta-feira | 08h30 | Bandsports / F1TV Pro |
Treino Livre 2 | Quinta-feira | 12h00 | Bandsports / F1TV Pro |
Treino Livre 3 | Sexta-feira | 09h30 | Bandsports / F1TV Pro |
Classificação | Sexta-feira | 13h00 | Band / Bandsports / F1TV Pro |
Corrida | Sábado | 12h00 | Band / F1TV Pro |
Programas no YouTube do Motorsport.com |
Dia | Horário | |
TELEMETRIA | Quarta-feira | 17h | |
QUINTA-LIVRE | Quinta-feira | Após o TL2 | |
Q4 | Sexta-feira | Após a Classificação | |
PÓDIO | Sábado | Após a Corrida | |
RETA FINAL | Segunda-feira | 18h45 |
O campeonato deste ano terá um novo formato nos fins de semana com corrida sprint, nos quais a sexta-feira terá um treino livre e o classificatório para a sprint, cuja disputa 'abre' as atividades do sábado. No fim deste, há o quali para a prova principal de domingo, que, por sua vez, 'fecha' o GP.
De todo modo, o GP do Bahrein não tem a sprint, então segue a programação convencional, tendo três treinos livres, a classificação e a corrida. Sakhir, aliás, também foi palco dos testes de pré-temporada, da qual a Red Bull saiu como favorita, à frente da Ferrari, que liderou os tempos.
Posição | Piloto (Equipe/Motor) | Dia 1 | Dia 2 | Dia 3 |
1 | Carlos Sainz Jr. (ESP) Ferrari SF-24 / Ferrari 066/12 |
1'32.584 69 |
1'29.921 84 |
1'31.247 71 |
2 | Charles Leclerc (MON) Ferrari SF-24 / Ferrari 066/12 |
1'33.247 64 |
1'31.750 54 |
1'30.322 74 |
3 | George Russell (ING) Mercedes F1 W15 E Performance / M15 |
1'34.109 122 |
1'30.368 67 |
|
4 | Zhou Guanyu (CHI) Sauber C44 / Ferrari 066/12 |
1'33.871 63 |
1'33.715 38 |
1'30.647 85 |
5 | Sergio Pérez (MEX) Red Bull RB20 / Honda RBPT H002 |
1'30.679 129 |
1'31.483 53 |
|
6 | Max Verstappen (HOL) Red Bull RB20 / Honda RBPT H002 |
1'31.344 143 |
1'30.755 66 |
|
7 | Yuki Tsunoda (JAP) VCARB (ex-AlphaTauri) 01 / Honda RBPT H002 |
1'34.136 64 |
1'38.074 40 |
1'30.775 53 |
8 | Alexander Albon (TAI) Williams FW46 / Mercedes F1 M15 |
1'34.587 40 |
1'30.984 121 |
|
9 | Oscar Piastri (AUS) McLaren MCL38 / Mercedes F1 M15 |
1'33.658 57 |
1'32.328 35 |
1'31.030 91 |
10 | Lewis Hamilton (ING) Mercedes F1 W15 E Performance / M15 |
1'31.066 123 |
1'31.999 49 |
|
11 | Fernando Alonso (ESP) Aston Martin AMR24 / Mercedes F1 M15 |
1'33.385 77 |
1'33.053 31 |
1'31.159 75 |
12 | Lando Norris (ING) McLaren MCL38 / Mercedes F1 M15 |
1'32.484 73 |
1'31.256 52 |
1'32.108 20 |
13 | Daniel Ricciardo (AUS) VCARB (ex-AlphaTauri) 01 / Honda RBPT H002 |
1'32.599 52 |
1'31.361 88 |
1'37.015 70 |
14 | Nico Hülkenberg (ALE) Haas VF-24 / Ferrari 066/10 |
1'35.906 82 |
1'37.509 31 |
1'31.686 89 |
15 | Lance Stroll (CAN) Aston Martin AMR24 / Mercedes F1 M15 |
1'33.007 54 |
1'32.029 96 |
1'32.038 46 |
16 | Esteban Ocon (FRA) Alpine A524 / Renault E-Tech RE24 |
1'34.677 60 |
1'32.061 78 |
1'33.079 55 |
17 | Pierre Gasly (FRA) Alpine A524 / Renault E-Tech RE24 |
1'32.805 61 |
1'33.804 33 |
1'32.149 47 |
18 | Valtteri Bottas (FIN) Sauber C44 / Ferrari 066/12 |
1'34.431 68 |
1'32.227 97 |
1'33.528 28 |
19 | Logan Sargeant (EUA) Williams FW46 / Mercedes F1 M15 |
1'33.882 21 |
1'32.578 117 |
|
20 | Kevin Magnussen (DIN) Haas VF-24 / Ferrari 066/10 |
1'35.692 66 |
1'36.611 93 |
1'33.053 80 |
Como se vê na tabela acima, o grid do começo de 2024 segue inalterado em relação ao fim de 2023. No meio do ano passado, uma mudança: o holandês Nyck de Vries foi 'sacado' para a volta do australiano Daniel Ricciardo à condição de titular. O calendário da F1, porém, tem novidades.
- GP do Bahrein, em Sakhir (29/02 a 02/03) – largada às 12h de Brasília
- GP da Arábia Saudita, em Jeddah (07/03 a 09/03) – 14h
- GP da Austrália, em Melbourne (22/03 a 24/03) – 1h
- GP do Japão, em Suzuka (05/04 a 07/04) – 2h
- GP da China, em Xangai, com corrida sprint (19/04 a 21/04) – 4h
- GP de Miami, em Miami, com corrida sprint (03/05 a 05/05) – 17h
- GP da Emilia Romagna, em Imola (17/05 a 19/05) – 10h
- GP de Mônaco, em Monte Carlo (24/05 a 26/05) – 10h
- GP do Canadá, em Montréal (07/06 a 09/06) – 15h
- GP da Espanha, em Barcelona (21/06 a 23/06) – 10h
- GP da Áustria, em Spielberg, com corrida sprint (28/06 a 30/06) – 10h
- GP da Grã-Bretanha, em Silverstone (05/07 a 07/07) – 11h
- GP da Hungria, em Mogyoród (19/07 a 21/07) – 10h
- GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps (26/07 a 28/07) – 10h
- GP da Holanda, em Zandvoort (23/08 a 25/08) – 10h
- GP da Itália, em Monza (30/08 a 01/09) – 10h
- GP do Azerbaijão, em Baku (13/09 a 15/09) – 8h
- GP de Singapura, em Singapura (20/09 a 22/09) – 9h
- GP dos Estados Unidos, em Austin, com corrida sprint (18/10 a 20/10) – 16h
- GP do México, na Cidade do México (27/10 a 27/10) – 17h
- GP de São Paulo, em Interlagos, com corrida sprint (01/11 a 03/11) – 14h
- GP de Las Vegas, em Las Vegas (21/11 a 23/11) – 3h
- GP do Catar, em Losail, com corrida sprint (29/11 a 01/12) – 14h
- GP de Abu Dhabi, em Yas Marina (06/12 a 08/12) – 10h
Além de mudanças de data, com destaque para Suzuka e Baku, há o retorno do GP da China, ausente desde 2019 por causa da pandemia e de questões locais. O Brasil segue como um dos seis palcos com sprints, sendo o País o único a receber as provas desde a introdução em 2021. E o que muda em 2024?
Regra da asa móvel
Neste ano, o DRS (sigla em inglês para Drag Reduction System, ou sistema de redução de arrasto) poderá ser utilizado nas zonas de ativação após a conclusão da primeira volta das corridas. Até o fim de 2023, o uso só era permitido depois da conclusão de duas voltas.
Tempo limite para pedido de revisão das decisões dos comissários
As escuderias têm o direito de recorrer das decisões dos comissários caso haja “novas e significantes evidências não existentes no momento da decisão” em até 96 horas, com 24 horas extras para 'circunstâncias especiais'. Antes, esse período era de 14 dias.
Multas
Até o final de 2023, o valor máximo das multas aplicadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) era de 250 mil euros (R$ 1,337 milhão). Agora, porém, esse montante aumentou em quatro vezes, com a multa máxima aplicada podendo chegar a 1 milhão de euros (R$ 5,3 milhões).
RICO PENTEADO analisa PRÉ-TEMPORADA no Bahrein e diz se teremos novo PASSEIO da Red Bull na F1 2024
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
O que a F1 pode fazer para que o domínio de Max não seja desinteressante?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.