Nostalgia
Fórmula 1 GP da China

Há 10 anos, Vettel iniciava reinado da Red Bull com vitória na China; Relembre

Em 19 de abril de 2009, Vettel deu à Red Bull sua primeira vitória na Fórmula 1, na China. Relembre o GP com imagens exclusivas do Motorsport.com

Race winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebrates

Na temporada 2009 da Fórmula 1, a categoria experimentou uma mudança importante nas regulamentações e a Brawn GP, nascida das cinzas da Honda, foi a que melhor se adaptou às novidades. A escuderia aproveitou uma brecha das regras para criar um difusor duplo que lhe deu vantagem durante a primeira parte da temporada.

Jenson Button ganhou fácil as duas primeiras corridas, alcançando uma liderança que não seria ameaçada até o final. Porém, apesar de vencer os títulos de pilotos e de construtores, a Brawn não conseguiu que o brasileiro Rubens Barrichello ficasse em segundo no campeonato. O motivo? Sebastian Vettel, em seu primeiro ano na Red Bull. Há 10 anos, o alemão deu à escuderia austríaca a sua primeira vitória na categoria máxima do automobilismo.

Leia também:


Em 19 de abril, a F1 desembarcou na China para a terceira prova do ano. No seco, e contra as probabilidades, Vettel cravou a pole com a RB5, à frente da Renault de Fernando Alonso. Foi a primeira pole position da Red Bull, que disputava sua quinta temporada e cujos melhores resultados eram os terceiros lugares de David Coulthard (Mônaco 2006 e Canadá 2008) e Mark Webber (Europa 2007). O fim de semana foi marcado pelo clima incerto, e a corrida começou com safety car, sob muita chuva.

Fernando Alonso, Renault F1 Team, e Giancarlo Fisichella, Force India F1 Team
Poster de Kimi Raikkonen, Scuderia Ferrari
Sebastian Vettel, Red Bull Racing, com calçado extra para manter os pés secos
Rubens Barrichello, Brawn GP
Jenson Button, Brawn GP
Carro de Sebastian Vettel no grid
Safety car à frente dos carros da F1
Largada com safety car
Largada com safety car
Largada com safety car
Torcedores de Fernando Alonso
Felipe Massa, Scuderia Ferrari, Kimi Raikkonen, Scuderia Ferrari, e Heikki Kovalainen, McLaren Mercedes
O pole Sebastian Vettel, Red Bull Racing, o segundo lugar Fernando Alonso, Renault F1 Team, e o terceiro, Mark Webber
Kimi Raikkonen, Scuderia Ferrari
Felipe Massa, Scuderia Ferrari
Sebastien Buemi, Scuderia Toro Rosso, Sebastian Vettel, Red Bull Racing, e Jarno Trulli, Toyota
Adrian Sutil, Force India F1 Team, e Nelsinho Piquet, Renault F1 Team
Fernando Alonso nos pits
18

Em Xangai, Vettel foi melhor que todo mundo. Alonso teve problemas no começo e foi para o fundo do grid. No molhado, a Red Bull teve uma dobradinha momentânea, já que Webber estava em segundo. A dupla se safou de vários toques em posições mais recuadas (entre outros, Hamilton foi atingido).

No final da volta 14, Webber entrou nos boxes e Vettel parou no giro seguinte, dando a liderança para Button. Quatro voltas depois, houve um grande acidente entre a BMW-Sauber de Robert Kubica e a Toyota de Jarno Trulli, que trouxe o safety car de volta à pista. A Brawn aproveitou para parar e Vettel voltou à liderança, com Button entre ele e Webber.

A corrida foi retomada na 23ª volta, e Alonso continuou sua recuperação (chegou a nono no giro 24). Webber e Button alternaram em segundo lugar e Vettel manteve a liderança da corrida sem problemas. Do quinto posto, Alonso fez sua última parada na volta 35, mas rodou três giros depois.

No volta 37, Vettel fez sua segunda parada, deixando as duas primeiras posições para Webber e Button. Webber parou logo em seguida e Button começou a sofrer com seus pneus. Quando o britânico parou, saiu atrás das duas Red Bull. O líder do mundial e subseqüente campeão terminou em terceiro, à frente de seu companheiro Barrichello.

A chuva se intensificou na parte final da corrida, mas nada impediu Vettel de receber a bandeira quadriculada em primeiro, com mais de 10 segundos para Webber e 45 para Button.

Vettel comemora vitória na China em 2009
Pódio: Mark Webber, Sebastian Vettel e Jenson Button
Pódio: Christian Horner, Mark Webber, Sebastian Vettel e Jenson Button
Sebastian Vettel, Red Bull Racing
Sebastian Vettel, Red Bull Racing
Vettel comemora vitória na China em 2009
Carro de Vettel no grid
Pódio: Mark Webber, Sebastian Vettel e Jenson Button
Pódio: Sebastian Vettel
Pódio: Mark Webber e Sebastian Vettel
Mark Webber e Sebastian Vettel
Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebra
Pódio: Mark Webber, Sebastian Vettel e Jenson Button
Vettel comemora
Vettel em coletiva de imprensa
Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebra
Webber e Vettel
Vettel comemora com a equipe
Webber e Vettel comemoram com a Red Bull
Champanhe é estourado na comemoração pela vitória
Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebra
Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebra
Podio: Sebastian Vettel, Red Bull Racing
Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebra
24

O alemão já havia vivido seu primeiro fim de semana triunfante um ano antes, no GP da Itália, quando se tornou o mais jovem a conquistar a pole e a vitória (seria superado por Max Verstappen anos depois) na única subida da Toro Rosso ao alto do pódio.

No final de 2009, Vettel e Red Bull terminaram em segundo. O alemão ficou a 11 pontos de Button, enquanto a Red Bull empatou com a Brawn em número de poles (cinco). Depois da vitória inaugural, a equipe ainda teria mais cinco triunfos, totalizando seis na temporada. Quatro com Vettel e dois com Webber.

O fato é que a corrida de 2009 na China estabeleceu as bases para o que viria depois: uma era de quatro títulos consecutivos de pilotos e construtores, sequência impressionante que só ocorreu em outros três períodos da história da Fórmula 1: com a McLaren de Ayrton Senna e Alain Prost no final dos anos 80; com a Ferrari de Michael Schumacher no início dos anos 2000; e com a Mercedes de Lewis Hamilton - e Nico Rosberg - na era híbrida.

GALERIA: os carros de Vettel na Fórmula 1 e seus 'nomes'

Toro Rosso STR03 de 2008: 'Julie'
Red Bull RB5 de 2009: 'Kate'
Red Bull RB5 de 2009: 'Kate’s Dirty Sister' (irmã 'suja' de Kate)
Red Bull RB6 de 2010: 'Luscious Liz' (Deliciosa Liz)
Red Bull RB7 de 2011: 'Kinky Kylie' (Pervertida Kylie)
Red Bull RB8 de 2012: 'Abbey'
Red Bull RB9 de 2013: 'Hungry Heidi' (A faminta Heidi)
Red Bull RB14 de 2013: 'Suzie'
Ferrari SF15-T de 2015: 'Eva'
Ferrari SF16-H  de 2016: 'Margherita'
Ferrari SF70H de 2017: 'Gina'
Ferrari SF71H de 2018: 'Loria'
Ferrari SF90 de 2019: 'Lina'
13
In this article
Jose Carlos de Celis
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Giaffone vive maratona entre pista e cabine de transmissão em estreia na TV Globo
Próximo artigo McLaren sabe que ainda tem "longo caminho" para recuperação na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros