Relato do treino livre

Hamilton bate e Leclerc faz o melhor tempo da sexta-feira no Canadá

Monegasco aproveita acidente de inglês e liderou dobradinha da Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Charles Leclerc foi o piloto mais rápido da sexta-feira em Montreal, após as duas primeiras sessões que abrem o GP do Canadá. O piloto da Ferrari fez 1min12s177 e superou o próprio companheiro de equipe, Sebastian Vettel, em 0s074. Valtteri Bottas foi o terceiro mais veloz, a 0s134 do jovem monegasco.

O treino foi marcado pela batida de Lewis Hamilton entre as curvas 8 e 9 ainda na primeira meia hora de sessão. Ele teve uma avaria na roda traseira esquerda e não retornou à pista. Mesmo tendo feito suas marcas com pneus médios, o inglês foi o sexto mais rápido.

Leia também:

O Treino

Robert Kubica, que não participou do primeiro treino livre desta sexta-feira, foi o primeiro a entrar na pista do Canadá, mas foi facilmente “pego” pelos seus adversários assim que eles entraram na pista. A dupla da Racing Point ficou à frente no 10º minuto da sessão, com Lance Stroll no comando.

A dupla da Ferrari apareceu logo em seguida, com pneus médios, liderada por Charles Leclerc, que fez 1min14s009, apenas 0s027 à frente de Vettel. Mas o alemão deu o troco com 1min13s966 com 15 minutos de treino.

Mas foi por pouco tempo. Também utilizando o composto médio, Lewis Hamilton cravou 1min12s938, seguido de Valtteri Bottas, a 0s284.

O que poderia ser um passeio para o inglês se transformou em um problema. Hamilton acabou perdendo o carro e bateu a roda traseira direita no muro entre as curvas 8 e 9. Ele foi capaz de voltar aos boxes, mas tinha a suspensão quebrada.

 

Sem previsão de volta de Hamilton, Vettel, que utilizava pneus macios, superou o tempo do inglês com 1min12s251. Leclerc veio logo depois e melhorou a marca com 1min12s177, configurando a dobradinha da Ferrari. Bottas, que também havia melhorado, era o terceiro, a 0134 do monegasco.

Antonio Giovinazzi, que bateu no primeiro treino, só conseguiu ir à pista quando restavam 35 minutos para o fim e logo se colocou à frente das Williams, na antepenúltima posição.

Quem ficou devendo foi a Red Bull, que teve Max Verstappen apenas na 13ª posição, após ter encostado no muro dos campeões.

Charles Leclerc, Ferrari SF90
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W10 rear wing detail
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W10 rear wing detail
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1
Toro Rosso STR14 front wing detail
Toro Rosso pit stop practice
The Renault pit crew get ready for a stop during practice
Suspension details on the Ferrari SF90
Sergio Perez, Racing Point RP19, in the pits during practice
Sergio Perez, Racing Point RP19
Sergio Perez, Racing Point RP19
Sergio Perez, Racing Point RP19
Sergio Perez, Racing Point RP19
Sergio Perez, Racing Point RP19
Sergio Perez, Racing Point RP19
Sergio Perez, Racing Point RP19
Sergio Perez, Racing Point RP19
Sergio Perez, Racing Point
Sergio Perez, Racing Point
Sergio Perez, Racing Point
Sergio Perez, Racing Point
Sergio Perez, Racing Point
Sergio Perez, Racing Point
Sergio Perez, Racing Point
Sebastian Vettel, Ferrari, Ferrari SF90 front brake detail
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Sebastian Vettel, Ferrari arrives in the paddock on a bike
37

Mesmo participando da primeira meia hora, Hamilton ainda tinha a sexta melhor marca, pouco mais de sete décimos abaixo de Leclerc.

Com os pilotos fazendo simulações de corrida no final, pouca coisa mudou, com Leclerc ficando à frente de todos, seguido de Vettel, Bottas, Sainz e Magnussen nas cinco primeiras posições.

A F1 volta neste sábado com o TL3 ao meio-dia e o treino de classificação às 15h, horário de Brasília.

Resultado

Cla # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h
1 16 Monaco Charles Leclerc  Ferrari Ferrari 39 1'12.177     217.515
2 5 Germany Sebastian Vettel  Ferrari Ferrari 38 1'12.251 0.074 0.074 217.292
3 77 Finland Valtteri Bottas  Mercedes Mercedes 46 1'12.311 0.134 0.060 217.112
4 55 Spain Carlos Sainz Jr.  McLaren Renault 45 1'12.553 0.376 0.242 216.388
5 20 Denmark Kevin Magnussen  Haas Ferrari 41 1'12.935 0.758 0.382 215.254
6 44 United Kingdom Lewis Hamilton  Mercedes Mercedes 8 1'12.938 0.761 0.003 215.245
7 11 Mexico Sergio Perez  Racing Point Mercedes 39 1'13.003 0.826 0.065 215.054
8 3 Australia Daniel Ricciardo  Renault Renault 40 1'13.016 0.839 0.013 215.015
9 27 Germany Nico Hulkenberg  Renault Renault 42 1'13.168 0.991 0.152 214.569
10 18 Canada Lance Stroll  Racing Point Mercedes 37 1'13.171 0.994 0.003 214.560
11 4 United Kingdom Lando Norris  McLaren Renault 38 1'13.249 1.072 0.078 214.331
12 10 France Pierre Gasly  Red Bull Honda 38 1'13.345 1.168 0.096 214.051
13 33 Netherlands Max Verstappen  Red Bull Honda 22 1'13.388 1.211 0.043 213.925
14 23 Thailand Alexander Albon  Toro Rosso Honda 45 1'13.436 1.259 0.048 213.786
15 26 Russian Federation Daniil Kvyat  Toro Rosso Honda 40 1'13.521 1.344 0.085 213.538
16 7 Finland Kimi Raikkonen  Alfa Romeo Ferrari 41 1'13.542 1.365 0.021 213.478
17 8 France Romain Grosjean  Haas Ferrari 39 1'13.598 1.421 0.056 213.315
18 99 Italy Antonio Giovinazzi  Alfa Romeo Ferrari 16 1'14.870 2.693 1.272 209.691
19 63 United Kingdom George Russell  Williams Mercedes 36 1'15.036 2.859 0.166 209.227
20 88 Poland Robert Kubica  Williams Mercedes 44 1'15.287 3.110 0.251 208.530

Confira quais pneus foram usados na sessão

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Chico Landi, 1º brasileiro da história da Fórmula 1, morria há 30 anos
Próximo artigo Fórmula 1 deve impôr teto de gastos de R$ 674 milhões por ano às equipes para 2021

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil