Hamilton brilha na Hungria e é o novo líder; Massa é 18°
Britânico fez manobra decisiva na largada e dominou até o fim. Nasr foi o melhor brasileiro, na 17° posição, e Massa finalizou em 18°
A Fórmula 1 tem novo líder. Em Hungaroring, Lewis Hamilton venceu pela terceira vez seguida no campeonato e, de quebra, assumiu a ponta da competição. Mesmo largando na segunda posição, o inglês deu o bote logo na largada sobre Nico Rosberg para não perder mais.
Daniel Ricciardo também chegou a ultrapassar o alemão na primeira volta, mas caiu para o terceiro posto, onde se manteve até o fim, fechando os lugares no pódio.
Sebastian Vettel foi o quarto, seguido de Max Verstappen, que travou grande briga com Kimi Raikkonen, que fez bela prova de recuperação.
Os brasileiros tiveram um dia para esquecer, especialmente Felipe Massa. Com dificuldades, o brasileiro da Williams foi apenas o 18° colocado, atrás de Felipe Nasr, que recebeu a bandeirada em 17°.
Com os resultados, Hamilton tem agora 192 pontos e é o líder do mundial pela primeira vez no ano. Rosberg soma agora 186.
A Corrida
Na largada, Hamilton saltou para a primeira colocação, Rosberg perdeu terreno, chegou a ficar atrás de Ricciardo, mas conseguiu retomar a segunda posição. Massa largou mal e caiu para 20°, enquanto Nasr brigava pela 14° colocação. Não houve qualquer incidente.
Jenson Button enfrentava problemas em seu carro na quinta volta. O britânico dizia pelo rádio que o pedal de freio estava batendo no assoalho, além da direção não funcionar. A equipe pediu a ele que permanecesse na pista.
O campeão de 2009 foi agraciado com um drive-through por ter usufruído de comunicação não autorizada pelo rádio.
Na 12° volta, Felipe Nasr foi para os boxes realizar seu primeiro pit stop e utilizar os pneus macios.
Com 15 giros, Hamilton acumulava voltas mais rápidas na pista e já tinha quase três segundos de vantagem sobre Rosberg.
Vettel, Ricciardo Hamilton, Rosberg e Bottas também realizaram suas primeiras paradas próximos à volta 20.
Com pneus novos, o ritmo do alemão da Mercedes melhorou sobre seu oponente. A diferença chegou a ficar em menos de um segundo.
Na 26° volta, Massa realizou sua primeira parada, colocando compostos médios. Enquanto isso, Daniil Kvyat era punido em cinco segundos por ter sido muito rápido nos pits.
Na 30° volta, Hamilton já voltava a ter vantagem confortável, quase dois segundos, Felipe Nasr era 16° e Massa 19°. Também utilizando estratégia diferente, Raikkonen foi o último a parar nos boxes e na volta fez o giro mais rápido da prova.
Hamilton fez a segunda parada na 42° volta, quando tinha 2.5s de diferença para o segundo colocado. Junto com ele, Sebastian Vettel. No giro seguinte, foi a vez do alemão da Mercedes. Mesmo sendo um pouco mais lento que o britânico na troca, a diferença no retorno à pista se manteve em 2.5s. O terceiro colocado era Ricciardo, quase seis segundos atrás do líder.
Jolyon Palmer foi o primeiro a sair da pista na volta 49, mas sem bater na barreira ou em algum outro carro.
Esteban Gutierrez, retardatário, deu emoção à prova, ao segurar Hamilton e trazendo a diferença entre os carros da Mercedes para menos de um segundo. Mais tarde o mexicano foi punido em 5 segundos por ignorar a bandeira azul.
Max Verstappen e Kimi Raikkonen protagonizaram pega na volta 57. Na tentativa de conseguir o quinto posto, o finlandês bateu na traseira do piloto da Red Bull, avariando sua asa dianteira.
Enquanto isso, a diferença entre os líderes voltava ao patamar de um segundo, mesmo após pequeno erro de Hamilton.
E ficou nisso. Hamilton recebeu a bandeira quadriculada em primeiro, seguido de Rosberg e Ricciardo. Vettel foi o quarto, Verstappen conseguiu segurar a quinta posição e Raikkonen foi o sexto. Nasr foi o melhor brasileiro na 17° posição, seguido de Massa, em 18°.
A F1 volta na semana que vem com o GP da Alemanha.
Confira o resultado completo
Cla | # | Piloto | Equipe | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Int. | km/h | Pits | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 70 | 1:40'30.115 | 2 | 25 | |||||
2 | 6 | Nico Rosberg | Mercedes | Mercedes | 70 | 1:40'32.092 | 1.977 | 1.977 | 2 | 18 | |||
3 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 70 | 1:40'57.654 | 27.539 | 25.562 | 2 | 15 | |||
4 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 70 | 1:40'58.328 | 28.213 | 0.674 | 2 | 12 | |||
5 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 70 | 1:41'18.774 | 48.659 | 20.446 | 2 | 10 | |||
6 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 70 | 1:41'19.159 | 49.044 | 0.385 | 2 | 8 | |||
7 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 69 | 1 lap | 1 Lap | 1 Lap | 2 | 6 | |||
8 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Toro Rosso | Ferrari | 69 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | 4 | |||
9 | 77 | Valtteri Bottas | Williams | Mercedes | 69 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | 2 | |||
10 | 27 | Nico Hulkenberg | Force India | Mercedes | 69 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | 1 | |||
11 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 69 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | ||||
12 | 30 | Jolyon Palmer | Renault | Renault | 69 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | ||||
13 | 21 | Esteban Gutierrez | Haas | Ferrari | 69 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | ||||
14 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 69 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | ||||
15 | 20 | Kevin Magnussen | Renault | Renault | 69 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | ||||
16 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Ferrari | 69 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | ||||
17 | 12 | Felipe Nasr | Sauber | Ferrari | 69 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | ||||
18 | 19 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 68 | 2 laps | 2 Laps | 1 Lap | 2 | ||||
19 | 94 | Pascal Wehrlein | Manor | Mercedes | 68 | 2 laps | 2 Laps | 0.000 | 2 | ||||
20 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 68 | 2 laps | 2 Laps | 0.000 | 3 | ||||
21 | 88 | Rio Haryanto | Manor | Mercedes | 68 | 2 laps | 2 Laps | 0.000 | 1 | ||||
dnf | 22 | Jenson Button | McLaren | Honda | 60 | 10 laps | 10 Laps | 8 Laps | 4 | Retirement |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.