Enquanto Lewis Hamilton vem fazendo uma despedida perfeita da McLaren, Sebastian Vettel se colocou em uma situação extremamente favorável na briga pelo terceiro título mundial contra Fernando Alonso.
O piloto da Red Bull não fez a pole, nem sairá da primeira fila, mas partirá ligeiramente à frente do competidor da Ferrari: o alemão terminou a tomada de tempos em quarto, com o espanhol em oitavo - a diferença entre os dois quase bateu em meio segundo.
Alheio aos dois, Hamilton somou a sétima pole position nesta temporada (seria a oitava, não fosse a punição no GP da Espanha, em Barcelona), com o temporal de 1min12s458, na primeira fila formada inteiramente pela McLaren, com Jenson Button bem próximo, em segundo.
Na sessão iniciada com pista úmida, por conta de uma pancada de chuva que caiu meia hora antes da luz verde ser acionada, Mark Webber superou Vettel na disputa interna da Red Bull e sai em terceiro, enquanto Felipe Massa superou Alonso com sobras novamente, como fez nos Estados Unidos, saindo em quinto.
Entre Massa e Alonso ficaram Pastor Maldonado, da Williams, e Nico Hulkenberg, da Force India, os dois destaques deste treino. Contudo, o venezuelano foi punido em dez posições por receber uma terceira reprimenda nesta temporada, por ter evitado a pesagem. Kimi Raikkonen, mesmo com todos os problemas de motor enfrentados durante os treinos livres, alinhará em oitavo com a Lotus, enquanto Nico Rosberg e Paul di Resta concluem o "top 10" com a Mercedes e a Force India, respectivamente.
Bruno Senna também não teve muita sorte. O brasileiro, que fechou o Q1 em um ótimo segundo lugar, acabou ficando de fora da fase final por muito pouco e fechará a sexta fila, em 11º. Outro azarado foi Romain Grosjean: o francês da Lotus, que vinha em um fim de semana muito bom, acabou fechado por Pedro de la Rosa em sua volta lançada.
O incidente aconteceu na reta dos boxes e poderia ter ocasionado um grave acidente, mas apenas arrancou a asa dianteira de Grosjean e pode acarretar em uma punição inútil a De La Rosa, que sai em último. Os dois, juntos, naufragaram logo na primeira parte da sessão.
O GP do Brasil de Fórmula 1, que define o campeonato mundial, está marcado para as 14 horas (horário brasileiro de verão), com transmissão da Rede Globo. Para levar o tri, Vettel precisa apenas de um quarto lugar, independente da posição de Alonso.
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.