Hamilton cresce na hora certa e larga na frente em casa
Inglês fez volta sensacional para colocar mais de 0s4 em Rosberg; Ferrari e Lotus decepcionam e Massa é 12º
Lewis Hamilton largará na frente em sua prova caseira no GP da Grã-Bretanha neste domingo, às 9h. O inglês cresceu no final do treino para cravar o companheiro Nico Rosberg, que havia o superado por todo o final de semana. O alemão ficou em segundo, seguido por Sebastian Vettel e Mark Webber.
Os destaques do treino ficaram por conta das Force India e da Toro Rosso de Daniel Ricciardo, que se classificaram entre os sete primeiros. Por outro lado, Lotus e Ferrari decepcionaram, com Felipe Massa largando apenas em 12º, duas posições atrás de Fernando Alonso. Quase seis horas após o final da sessão, a FIA decidiu excluir Paul Di Resta por determinar que o carro do escocês estava abaixo do peso mínimo permitido. O piloto, que havia se classificado em quinto, larga em último.
Q1
As Mercedes já começaram a classificação na frente, marcando os dois melhores tempos na primeira tentativa, com Lewis Hamilton em primeiro. As Red Bull deixaram para entrar apenas nos cinco minutos finais e Webber marcou o terceiro tempo, à frente de Vettel. Depois, ambos foram batidos pelas Lotus, com Raikkonen superando Grosjean.
Alonso e Raikkonen mostram dificuldade para segurar a Ferrari e a Lotus, respectivamente, e acabaram fora do top 10. O espanhol arriscou não voltar à pista para uma segunda tentativa, mas seu companheiro, Felipe Massa, não teve essa chance, pois era apenas 16º após a primeira volta lançada.
O brasileiro voltou à pista com os pneus médios, mas fez apenas o 14º tempo. Arriscando não voltar à pista, Alonso terminou o Q1 em 15º. Na degola, sobrou para Valtteri Bottas e Esteban Gutierrez, ao lado de Charles Pic, Jules Bianchi, Giedo van der Garde e Max Chilton.
Q2
Na segunda parte do treino, a história se repetiu na frente, com as McLaren na ponta, mas desta vez Alonso conseguiu uma boa volta logo de cara e ficou com o quinto tempo, mas não rápido o suficiente para bater a Force India de Adrian Sutil.
Assim como na primeira tarde, Massa não conseguiu um bom rendimento e fez o 12º tempo em sua primeira tentativa, enquanto Vettel deixou para ir à pista novamente com quatro minutos para o final, tirando o melhor tempo de Rosberg.
Quem foi bem no Q2 foi Daniel Ricciardo, que fez o terceiro tempo em sua segunda tentativa, sendo superado depois por Adrian Sutil. Com uma Toro Rosso e ambas as Force India no top 10, Alonso foi apenas oitavo e Raikkonen só se garantiu na última tentativa, ao ser meio décimo mais rápido que Jenson Button.
O inglês abriu a lista de eliminados na segunda parte do treino, seguido por Massa, Vergne, Perez, Hulkenberg e Maldonado.
Q3
Após as primeiras tentativas da última parte da classificação, Hamilton fez o melhor tempo, superando Rosberg, com Webber em terceiro e Vettel em quarto. Grosjean fez o quinto, Alonso o sexto e Ricciardo o sexto. Apenas os seis fizeram duas tentativas no Q3 – as Force India e Raikkonen optaram por economizar um jogo de pneus.
Crescendo no final, Hamilton cravou a pole com mais de quatro décimos de vantagem para o companheiro Rosberg, que superou Vettel e Webber. A terceira fila ficou com Ricciardo e Sutil, com Grosjean em sétimo. Raikkonen e Alonso ficaram apenas com a oitava e nona colocações.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.