Hamilton detona recorde e lidera TL1 no Brasil; Massa é 7º
Recém-coroado tetracampeão comanda folha de tempos em sessão de domínio da Mercedes em Interlagos
Lewis Hamilton mostrou que virá com tudo na corrida seguinte à conquista de seu tetracampeonato mundial na F1. O inglês foi o mais rápido no primeiro treino livre para o GP do Brasil, com direito a marca que é, confortavelmente, o novo recorde absoluto de Interlagos.
Hamilton comandou a dobradinha da Mercedes, ficando imediatamente à frente de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas. O carro mais próximo foi a Ferrari de Kimi Raikkonen, o terceiro mais veloz, mas com uma diferença já em 0s5 – tempo considerável, especialmente em uma volta curta, na casa de 1min09s.
Max Verstappen, que dominou o GP do México, há duas semanas, fechou em quarto, imediatamente à frente de seu parceiro na Red Bull, Daniel Ricciardo. Sebastian Vettel, que ainda luta para garantir o vice-campeonato, foi apenas o sexto, ainda enfrentando um susto com uma rodada na curva do Pinheirinho.
Felipe Massa, em sua última corrida de F1 no Brasil, encerrou a sessão em sétimo lugar, a 0s9 da marca de Hamilton.
Os detalhes
Sob sol e calor, o treino já começou com certa movimentação em Interlagos. Após as voltas de instalação de todos os pilotos, Verstappen deu início à sua primeira sequência de voltas cronometradas. Logo de cara, o holandês virou na casa de 1min10s9, já calçado com os pneus supermacios – os mais velozes do fim de semana.
Pouco tempo depois, Bottas deu o pontapé em suas atividades. Usando pneus macios, o piloto da Mercedes registrou em sua sequência 1min10s102, tempo que já superava, de longe, as marcas obtidas na edição do ano passado do GP do Brasil.
O primeiro contratempo da sessão veio a 18 minutos de treino, quando o motor de Brendon Hartley apresentou problemas. O neozelandês encostou na subida para os boxes e provocou a ativação momentânea do safety car virtual.
Perto de 30 minutos de atividades, os tempos baixaram ainda mais: Hamilton assumiu a ponta na casa de 1min09s6, também com pneus macios. Já tratava-se do novo recorde absoluto de Interlagos, superando a marca obtida por Rubens Barrichello durante a pré-classificação de 2004 (1min09s822).
Pouco depois, Hamilton baixou ainda mais, com 1min09s4. A Mercedes já apresentava grande vantagem para as demais – Bottas encostou em Hamilton, também de macios, sendo que o candidato mais próximo, Massa, estava 0s8 de atraso, em terceiro.
Perto da metade do treino, Bottas passou a utilizar os pneus supermacios, e logo de cara já assumiu a ponta, já na casa de 1min09s3. Hamilton respondeu em seguida, também com a borracha marcada em vermelho, e pulou para a liderança em 1min09s2. Foram os últimos instantes em que houve melhora de tempo entre os ponteiros, uma vez que todos iniciaram suas simulações de corrida na fase final da sessão.
O treino teve participação de dois pilotos reservas – e campeões de suas categorias em 2017. George Russell, que triunfou na GP3, ficou em 12º, cerca de 0s6 atrás do titular Esteban Ocon. Já Charles Leclerc, campeão da F2, ficou em 17º, imediatamente à frente de Marcus Ericsson.
O ponto baixo da sessão ficou com a Toro Rosso. Além do problema de Hartley, que impediu que o neozelandês marcasse tempo, o outro piloto do time, Pierre Gasly, também andou pouco devido a um problema em sua unidade de potência.
Primeiro treino livre:
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 36 | 1'09.202 | 224.161 | ||
2 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 43 | 1'09.329 | 0.127 | 0.127 | 223.750 |
3 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 32 | 1'09.744 | 0.542 | 0.415 | 222.419 |
4 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 31 | 1'09.750 | 0.548 | 0.006 | 222.400 |
5 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 38 | 1'09.828 | 0.626 | 0.078 | 222.151 |
6 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 32 | 1'09.984 | 0.782 | 0.156 | 221.656 |
7 | 19 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 28 | 1'10.102 | 0.900 | 0.118 | 221.283 |
8 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Honda | 26 | 1'10.402 | 1.200 | 0.300 | 220.340 |
9 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 36 | 1'10.454 | 1.252 | 0.052 | 220.177 |
10 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 24 | 1'10.476 | 1.274 | 0.022 | 220.108 |
11 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 42 | 1'10.632 | 1.430 | 0.156 | 219.622 |
12 | 35 | George Russell | Force India | Mercedes | 29 | 1'11.047 | 1.845 | 0.415 | 218.339 |
13 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 29 | 1'11.188 | 1.986 | 0.141 | 217.907 |
14 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 30 | 1'11.463 | 2.261 | 0.275 | 217.068 |
15 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 32 | 1'11.467 | 2.265 | 0.004 | 217.056 |
16 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 35 | 1'11.608 | 2.406 | 0.141 | 216.629 |
17 | 37 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 32 | 1'11.802 | 2.600 | 0.194 | 216.044 |
18 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 28 | 1'11.898 | 2.696 | 0.096 | 215.755 |
19 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Renault | 5 | 1'14.034 | 4.832 | 2.136 | 209.530 |
20 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Renault | 2 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.