Hamilton lidera TL3 em Silverstone marcado por acidente
Inglês comandou a tabela de tempos com vantagem pequena para Raikkonen; treino chegou a ser interrompido após susto com Hartley
Lewis Hamilton foi o mais veloz no terceiro e último treino livre para o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, em sessão marcada pelo forte acidente envolvendo Brendon Hartley.
Hamilton, que tenta recuperar a liderança do campeonato, anotou o tempo de 1min26s722. A marca foi significativamente melhor do que as registradas na sexta-feira, mas deu ao inglês uma vantagem pequena sobre Kimi Raikkonen, seu concorrente mais próximo – o finlandês da Ferrari fechou em segundo, menos de um décimo de segundo atrás.
Parceiros de Hamilton e Raikkonen, Valtteri Bottas e Sebastian Vettel vieram com uma diferença maior atrás. O alemão da Ferrari, líder do campeonato, terminou em quarto, mais de 1s atrás do líder.
As Red Bull vieram em sequência: Max Verstappen, que tentou recuperar o tempo perdido após ficar de fora de praticamente toda a sessão vespertina de sexta-feira por um acidente, veio em quinto, seguido de perto por Daniel Ricciardo.
O grande lance do treino aconteceu aos 15 minutos. Hartley tinha acabado de abrir sua primeira volta rápida quando sofreu uma quebra espetacular na sua suspensão dianteira esquerda. Isso fez com que sua Toro Rosso andasse desgovernada na área de escape até atingir com força a barreira de pneus da curva Brooklands.
O impacto assustou, mas Hartley saiu do carro sozinho, sem maiores contratempos. O neozelandês passou por exames médicos e foi liberado para voltar à pista caso a Toro Rosso consiga consertar seu carro a tempo para a classificação.
Brendon Hartley, Scuderia Toro Rosso STR13 after the crash
Photo by: Simon Galloway / Sutton Images
O treino chegou a ficar interrompido com bandeira vermelha, mas, assim que as ações foram retomadas, os tempos começaram a cair. Hamilton e Raikkonen se intercalaram na ponta, com a vantagem final ficando na mão do inglês.
Charles Leclerc e Marcus Ericsson puseram as duas Sauber no top 10, em sétimo e 10º, respectivamente. Entre eles ficaram os representantes da Haas, com Kevin Magnussen à frente de Romain Grosjean.
O fundo da tabela ficou com a Toro Rosso. Além de Hartley, que não conseguiu registrar uma volta rápida, Pierre Gasly recolheu seu carro aos boxes como forma de precaução, uma vez que a equipe italiana quis se certificar que a falha que ocorreu no carro do neozelandês não se repetisse no modelo do francês.
Resultados do terceiro treino livre:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 15 | 1'26.722 | |
2 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 14 | 1'26.815 | 0.093 |
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 17 | 1'27.364 | 0.642 |
4 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 8 | 1'27.851 | 1.129 |
5 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 22 | 1'28.012 | 1.290 |
6 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 15 | 1'28.018 | 1.296 |
7 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 18 | 1'28.146 | 1.424 |
8 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 16 | 1'28.418 | 1.696 |
9 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 18 | 1'28.554 | 1.832 |
10 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 17 | 1'28.814 | 2.092 |
11 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 14 | 1'28.917 | 2.195 |
12 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 15 | 1'29.066 | 2.344 |
13 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 17 | 1'29.070 | 2.348 |
14 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 12 | 1'29.094 | 2.372 |
15 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 15 | 1'29.133 | 2.411 |
16 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 13 | 1'29.829 | 3.107 |
17 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | Mercedes | 17 | 1'29.984 | 3.262 |
18 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 17 | 1'30.004 | 3.282 |
19 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 4 | 1'30.050 | 3.328 |
20 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda | 3 | Sem tempo |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.