Com uma estratégia de três paradas e uma ultrapassagem a cinco voltas do fim, Lewis Hamilton venceu o GP da China e quebrou a sequência de duas vitórias seguidas de Sebastian Vettel. Movimentada, a corrida em Xangai foi uma das mais espetaculares dos últimos tempos.
Hamilton saiu em terceiro, após quase não largar por conta de um vazamento de óleo. Chegou a ser segundo e, após colocar a tática em prática, ultrapassou Jenson Button, Felipe Massa e Vettel, nesta ordem. O alemão da Red Bull, sem conseguir se comunicar com a equipe, chegou 1s2 atrás e segue líder do campeonato.
Mark Webber, que largou em 18°, fez uma corrida de recuperação sensacional e terminou em terceiro, passando a Mercedes de Nico Rosberg e a McLaren de Button a três voltas do fim. O inglês foi o quarto e o alemão, o quinto. Felipe Massa, que fez ótima prova, chegou em sexto, após parar duas vezes e perder rendimento com pneus duros, quando era o segundo. Atrás dele, a 16s, ficou o companheiro de equipe Fernando Alonso. Discreto, Rubens Barrichello foi 13º com a Williams.
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
Como foi a corrida
A largada foi toda da McLaren: Button e Hamilton engoliram Vettel no fim da reta dos boxes, e nessas posições permaneceram até a 14ª volta, quando o atual campeão passou Hamilton e contou com um grande vacilo de Button, que confundiu as equipes ao entrar nos boxes e parar na frente da Red Bull. Até ir à posição original e fazer a troca, Vettel pulou para a ponta. Hamilton perdeu a posição para Massa e Rosberg, que retardou sua parada até a 17ª volta e retornou na ponta.
Rosberg fez sua segunda parada após 25 voltas, devolvendo a posição para Vettel; antes, Button e Hamilton também realizaram pit stops. Massa, com isso, pulou para segundo, dez segundos à frente de Alonso. A estratégia aplicada inicialmente por Button passou a render quando ele ultrapassou Alonso na volta 29. Hamilton fez o mesmo na 30ª.
Vettel armou sua segunda parada na 31ª. colocando pneus duros para durar até o fim. Alonso fez o mesmo na 32ª, uma volta antes de Massa, que retornou imediatamente atrás de Vettel. Com isso, Rosberg voltou à ponta, enquanto Hamilton passou Button na marra. O campeão de 2009 parou na volta 38, uma antes de Hamilton. A 39ª viu Rosberg voltando atrás de Vettel e Massa. Com problemas no carro, Rosberg passou a perder rendimento e posições.
Com garra, Hamilton passou Massa e pulou para segundo. O brasileiro perdeu rendimento com os pneus duros e também foi ultrapassado por Button, Rosberg e Webber. Na frente, Hamilton colou em Vettel e efetuou a ultrapassagem com cinco voltas para o fim. Webber deu o show final ao passar Rosberg e Button no fim, finalizando uma corrida cheia de alternativas e emoção.
Final
In this article
Bruno Vicaria
Fórmula 1
Lewis Hamilton
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.