F1 - Hamilton: Piastri e Norris devem ser "implacáveis" contra Verstappen na luta pelo título
Heptacampeão teve uma experiência em primeira mão com o holandês, na luta pelo título de 2021
Com a rápida aproximação de Max Verstappen na briga pelo título da temporada 2025 da Fórmula 1, o heptacampeão Lewis Hamilton deu uma dica a Oscar Piastri e Lando Norris caso eles queiram segurar o ímpeto do holandês e garantir a dobradinha de títulos para a McLaren: é preciso ser "implacável" nesta reta final do campeonato.
Com três vitórias em GPs (e mais uma em sprint) e dois segundos lugares desde o fim da pausa de verão, Verstappen reduziu drasticamente a vantagem da dupla da McLaren e, com 5 GPs pela frente (incluindo mais duas sprints) e 141 pontos ainda em jogo na temporada, o holandês está a apenas 40 do líder Piastri e a 26 de Norris, acabando com a ideia de que a briga está fechada apenas entre os dois.
A mudança veio após uma série de atualizações que a Red Bull vem apresentando desde Monza, inclusive com novidades neste fim de semana no México, que tornaram o RB21 em um carro capaz de desafiar a McLaren de forma consistente.
A McLaren tentou manter o nível entre seus pilotos durante todo o ano, o que fez com que os dois tirassem pontos um do outro enquanto lutavam por posições, enquanto Verstappen é o único piloto apoiado pela Red Bull nesse sentido.
Hamilton foi questionado sobre o assunto antes do GP do México deste fim de semana, referindo-se à sua experiência anterior de ter perdido a dramática luta pelo título de 2021 para o holandês.
Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images
"Você realmente tem que ser implacável", disse o sete vezes campeão mundial à F1TV. "É isso que Max é. Ele vai tirar isso deles se eles não fizerem o mesmo. Eles precisam se esforçar e ir fundo para conseguir, em primeiro lugar, segurar alguém como Max e o carro. Mas também, para que qualquer um deles saia na frente, a consistência é fundamental e você viu isso de Max nas últimas corridas".
Muitos criticaram os pilotos da McLaren por permitirem que Verstappen entrasse na briga pelo título, mas Hamilton diz que eles precisam ignorar isso enquanto Piastri e Norris lutam por seu primeiro título.
"É um desafio quando você está nessa situação, a pressão é alta", disse o piloto da Ferrari. "É definitivamente um momento em que você tem que manter a cabeça no lugar, você tem que bloquear absolutamente tudo do lado de fora, porque há muita coisa chegando, positiva e negativa".
Hamilton teve uma temporada decepcionante para a Ferrari, estando em sexto no campeonato - 50 pontos atrás do companheiro de equipe Charles Leclerc, ainda sem conseguir marcar um pódio em um GP. Mas o piloto foi o quarto em Austin na semana passada, igualando seu melhor resultado de GP em 2025, e neste fim de semana ele estará em uma pista que a Ferrari venceu em 2024 com Carlos Sainz.
Charles Leclerc, Ferrari, Lewis Hamilton, Ferrari
Foto de: Simon Galloway / LAT Images via Getty Images
Hamilton espera, portanto, usar o sucesso da Ferrari no México como um trampolim para este fim de semana, mas não pode usar muito essa experiência passada como ponto de referência, já que antes ele corria pela Mercedes.
"Ainda estamos tentando extrair mais desse carro", disse Hamilton, que venceu a corrida sprint na China em março. "Na última corrida, tiramos muito proveito do carro, mas ainda acho que falta um pouco mais de desempenho. De pista para pista, é um pouco diferente. Neste fim de semana, você não sabe o quão forte todos estarão, mas acho que a Ferrari foi muito forte aqui no ano passado".
"Portanto, espero que possamos dar uma olhada no que eles fizeram no ano passado e aplicar neste fim de semana. Prevejo que o carro será bem diferente do que corri em 2024 aqui e nos anos anteriores em que estive aqui. E vou perder o TL1. Neste fim de semana, preciso aprender o carro logo de cara. Obviamente, estou ganhando velocidade. Espero realmente que possamos ser fortes novamente neste fim de semana e tentar realmente levar a luta lá para a frente".
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.