Recomendado para você

MotoGP: Quartararo brilha no fim e crava a pole do GP da Austrália

MotoGP: Quartararo brilha no fim e crava a pole do GP da Austrália

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Quartararo brilha no fim e crava a pole do GP da Austrália
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e quali principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e quali principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e quali principal no GP dos Estados Unidos, em Austin
F1 - Mesmo com aproximação real de Verstappen, CEO da McLaren declara: "Não vamos priorizar ninguém"

F1 - Mesmo com aproximação real de Verstappen, CEO da McLaren declara: "Não vamos priorizar ninguém"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Mesmo com aproximação real de Verstappen, CEO da McLaren declara: "Não vamos priorizar ninguém"
F1: Verstappen prevê largada "difícil" contra McLarens na Sprint de Austin

F1: Verstappen prevê largada "difícil" contra McLarens na Sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen prevê largada "difícil" contra McLarens na Sprint de Austin
Gio Ruggiero conquista primeira vitória na NASCAR Truck em Talladega; Motorsport transmite categoria

Gio Ruggiero conquista primeira vitória na NASCAR Truck em Talladega; Motorsport transmite categoria

NASCAR Truck
NASCAR Truck
Talladega
Gio Ruggiero conquista primeira vitória na NASCAR Truck em Talladega; Motorsport transmite categoria
F1: Bortoleto explica erro da Sauber que custou quali da Sprint em Austin

F1: Bortoleto explica erro da Sauber que custou quali da Sprint em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Bortoleto explica erro da Sauber que custou quali da Sprint em Austin
F1: Com Verstappen à frente das McLaren, confira grid de largada para a sprint de Austin

F1: Com Verstappen à frente das McLaren, confira grid de largada para a sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Com Verstappen à frente das McLaren, confira grid de largada para a sprint de Austin
F1: Verstappen se impõe diante das McLarens e é pole sprint em Austin; Bortoleto larga de último

F1: Verstappen se impõe diante das McLarens e é pole sprint em Austin; Bortoleto larga de último

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen se impõe diante das McLarens e é pole sprint em Austin; Bortoleto larga de último
Últimas notícias

Hamilton pode ser primeiro campeão "mais lento" em 19 anos

Ano de 1995 foi o último em que o dono do título tinha menos poles que o vice; Rosberg também busca marca rara

A um segundo lugar de conquistar o bicampeonato da Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi, dia 23 de novembro, Lewis Hamilton pode interromper uma sequência de 19 anos em que o piloto que fez mais poles na temporada vence o título. O inglês largou na frente por sete vezes em 2014, enquanto o companheiro de Mercedes e rival Nico Rosberg, fez 10.

[publicidade] Caso Hamilton confirme o favoritismo – o piloto tem 17 pontos de vantagem – será apenas a segunda vez desde os anos 80 que o campeão do mundo não é aquele com maior número de poles. A última vez que isso aconteceu na Fórmula 1 foi em 1995, quando Michael Schumacher foi o campeão, mas viu o rival pelo título Damon Hill largar mais vezes na frente.

Nas primeiras quatro décadas da Fórmula 1, contudo, esse tipo de estatística é bem mais comum: aconteceu em 19 ocasiões de 1950 a 1990, a maioria absoluta delas nos anos 80 – em sete campeonatos o piloto que fez mais poles não foi o campeão. É algo que tem a ver com a confiabilidade dos carros mas, no caso da atual temporada, também mostra o equilíbrio entre Hamilton e Rosberg.

MAIS VITÓRIAS

Por outro lado, se Rosberg for campeão, será a 13ª vez que o detentor do título não será quem venceu mais provas durante a temporada. Curiosamente, o campeão com menos vitórias em um ano é justamente o pai do alemão, Keke, que faturou seu único título tendo levado apenas um GP, em 1982. Naquele ano, outros cinco pilotos venceram duas vezes, mas não fizeram pontos suficientes para levar o caneco.

Jim Clark, nos anos 60, e Alain Prost e Nigel Mansell, nos anos 80, venceram mais provas de que seus rivais em duas oportunidades cada. Outros pilotos que conquistaram mais GPs, mas ficaram com o vice-campeonato, foram Ayrton Senna em 1989 e Felipe Massa em 2008.
Artigo anterior Fernando Alonso: 'Equipes nanicas' são fundamentais na Fórmula 1
Próximo artigo Ecclestone admite 'ano terrível', mas sentencia: 'Só saio da F1 no caixão'

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros