Hamilton ultrapassa Rosberg para vencer 5ª prova seguida
Inglês perdeu disputa por pole position, mas se recuperou na corrida para aumentar liderança no campeonato
[publicidade] Na largada, Rosberg conseguiu se manter na frente de Hamilton, mas a batida de Perez em Sutil e que causou o Safety Car na primeira volta, quando Massa conseguiu, mesmo largando do lado sujo, passar o companheiro Bottas, subindo para a terceira colocação.
Na relargada, Ricciardo conseguiu passar Alonso e ficar com a quinta colocação, mas Rosberg obteve uma vantagem de mais de 1s em relação ao companheiro Hamilton, na liderança. Mas o safaty car trouxe punições para Maldonado, Gutierrez e Vergne, que tiveram de pagar uma punição de 5s.
“A dianteira direita está acabada”, avisou Nico Rosberg na volta número 13. No giro seguinte, foi a ver de Massa entrar nos pits. Na volta 16, foi a vez de
Rosberg trocar os pneus. A manobra funcionou para Ricciardo, que havia parado no Safety Car e conseguiu passar também Bottas, assumindo a quarta posição. Na parada de Hamilton, Rosberg também tem a vantagem por ter parado antes.
Depois das primeiras paradas, Hamilton parecia mais contente com seus pneus e conseguia chegar mais perto de seu companheiro. Na volta 24, o inglês conseguiu a ultrapassagem e tomou a liderança.
Mais atrás, Alonso ultrapassou Button e Magnussen e retomou a sexta colocação, mas longe de Massa e Bottas e de Ricciardo, que continuava separando as duas Williams, em quarto, com 30 voltas completadas.
Parando antes de Massa, Ricciardo conseguiu ganhar terreno e ganhou a posição do brasileiro em sua segunda parada, obrigando, inclusive, Rosberg a parar pela segunda vez para se segurar em segundo. Também parando, Hamilton retornou em primeiro, com mais de três segundos de vantagem para o companheiro.
Depois das paradas, Rosberg começa a andar mais rápido que Hamilton. Porém, a partir da volta 40, o inglês começou a se recuperar, mantendo a liderança de maneira tranquila, com mais de 2s de vantagem.
Nas 10 últimas voltas, Massa diminuiu sua vantagem para Ricciardo, mas o brasileiro não conseguiu se aproximar por menos de 1s. Com isso, terminou em quarto, à frente de Bottas, Alonso, Vettel, Magnussen, Maldonado e Vergne. O venezuelano, contudo, vai pagar uma punição e perderá 5s no seu tempo final e terminará fora dos pontos, dando a posição a Grosjean. No pódio, Hamilton celebrou com Rosberg em segundo e Ricciardo em terceiro.
A próxima etapa da Fórmula 1 será já na semana que vem, no GP do Brasil. Faltam duas etapas e 75 pontos para o final do campeonato.
Classificação do GP dos Estados Unidos
1. Lewis HamiltonGrã-Bretanha Mercedes-Mercedes 56 voltas 1hr 40m 04.785s
2. Nico Rosberg AlemanhaMercedes-Mercedes +00m 04.3s
3. Daniel Ricciardo Austrália Red Bull-Renault +00m 25.5s
4. Felipe Massa Brasil Williams-Mercedes +00m 26.8s
5. Valtteri Bottas Finlândia Williams-Mercedes +00m 30.8s
6. Fernando Alonso Espanha Ferrari-Ferrari +01m 35.0s
7. Sebastian Vettel Alemanha Red Bull-Renault +01m 35.5s
8. Kevin MagnussenDinamarca McLaren-Mercedes +01m 40.4s
9. Jean-Eric Vergne França Toro Rosso-Renault +01m 43.5s
10. Pastor Maldonado Venezuela Lotus-Renault +01m 47.5s
11. Romain Grosjean França Lotus-Renault +01m 50.5s
12. Jenson Button Grã-Bretanha McLaren-Mercedes +01m 51.6s
13. Kimi RaikkonenFinlândia Ferrari-Ferrari +1 volta
14. Esteban Gutierrez México Sauber-Ferrari +1 volta
15. Daniil Kvyat Rússia Toro Rosso-Renault +1 volta
Abandonaram
Nico HulkenbergAlemanha Force India-Mercedes 17 voltas completadas
Sergio PerezMéxico Force India-Mercedes 0 voltas completadas
Adrian SutilAlemanha Sauber-Ferrari 0 voltas completadas
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.