Hamilton vence e é bicampeão com direito a pressão de Massa
Inglês comemorou carregando a bandeira britânica em corrida recheada de problemas para Rosberg
[publicidade] Mas a vitória do inglês não deixou de ser suada: o piloto foi ameaçado por Felipe Massa, que adotou uma estratégia diferente e chegou a apenas 2s5 de vencer sua primeira prova desde o GP do Brasil de 2008. O pódio foi completado por Valtteri Bottas.
Rosberg largou mal e perdeu a liderança para Hamilton, com Massa em terceiro porque seu companheiro, Valtteri, também largou mal e caiu para a oitava colocação. Em um efeito cascata, Kvyat também saiu mal da quinta colocação e foi ultrapassado por Button e pelas Ferrari.
Assim, a classificação após a primeira volta tinha Hamilton, Rosberg, Massa, Button, Raikkonen, Alonso, Kvyat, Bottas, Hulkenberg e Perez.
Ao final da quinta volta, após ultrapassar Raikkonen, Alonso foi o primeiro a parar. Na volta seguinte, foi a vez do finlandês, Kvyat e Button trocarem os pneus e voltarem tendo de abrir caminho no meio do pelotão.
As Mercedes demoraram mais a parar porque o ritmo das Williams, que vinham em terceiro e quarto, era bom. Hamilton trocou os pneus na 11ª volta, junto de Bottas. Rosberg veio na volta seguinte e Massa esperou até o 14º giro, tentando se aproveitar no decorrer da prova.
Com os pneus macios, Rosberg passou a andar mais rápido que Hamilton, com Massa também voltou andando bem. Mas a grande briga após as primeiras paradas era entre Magnussen, Vettel, Button e Alonso, sendo que os dois primeiros não tinham feito seus pit stops, tendo largado com os pneus macios. Era o mesmo caso de Ricciardo, que ocupava a quarta colocação, entre as duas Williams.
Na volta 22, Magnussen e Vettel fizeram suas primeiras paradas, mas o pit stop do alemão foi lento. O tetracampeão colocou pneus macios, enquanto o dinamarquês da McLaren optou por fazer o segundo stint com os supermacios.
Sem conseguir abaixar a diferença para menos de 2s, Rosberg acabou errando na 24ª volta e viu a distância para 3s9. No giro seguinte, o alemão continuou perdendo tempo e reclamou de perda de potência no motor. A equipe indicou uma perda de ERS. Na volta 27, Massa fez a ultrapassagem e pulou para segundo.
Hamilton também começou a diminuir o ritmo, vendo Massa se aproximar, andando quase 2s mais rápido por volta. O inglês fez sua segunda parada na volta 32. Rosberg parou logo depois e caiu para sétimo, entre os carros que tinham largado com pneus duros e faziam tática diferente. Bottas também fez a parada e voltou andando rápido.
Com 40 voltas e 15 para o final, Massa ainda não havia feito sua segunda parada e liderava, com 15s de vantagem para Hamilton. Ricciardo era terceiro, também tendo uma parada por fazer, à frente de Bottas, Perez, Vettel, Button, Rosberg, Alonso e Vergne.
Massa foi para os boxes com 11 voltas para o final, colocando pneus supermacios para tentar ir à caça de Hamilton, que tinha 11s de vantagem. O brasileiro chegou a se aproximar, mas não o suficiente para tentar a ultrapassagem. Bottas chegou em terceiro, seguido por Ricciardo, Button, Hulkenberg, Perez, Vettel, Alonso e Raikkonen.
Confira o resultado final do GP de Abu Dhabi:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.