Últimas notícias

Investigação: Hamilton manobrou para evitar impostos de jato

De acordo com documentos do Paradise Papers, piloto realizou esquema com empresa especializada em paraísos fiscais para, no fim, economizar mais de R$ 15 milhões

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1

O tetracampeão mundial de F1 Lewis Hamilton foi mencionado no escândalo Paradise Papers por ter feito manobras a fim de evitar pagar os impostos sobre a compra de seu jatinho, um Bombardier Challenger 605, em 2013.

Trata-se de uma investigação que já expôs mais de 13 milhões de arquivos sobre offshores, ou seja, empresas e contas bancárias situadas nos chamados paraísos fiscais. Os documentos relatam que o piloto inglês teria tido o auxílio da empresa investigada Appleby para, no fim, economizar mais de £ 3,7 milhões (mais de R$ 15 milhões na cotação atual) em impostos sobre a compra do jatinho, na época em £ 16 milhões.

As manobras foram feitas na importação do jatinho desde o Canadá, onde foi adquirido – ele, na prática, ficou no nome de uma empresa das Ilhas Virgens Britânicas, que o alugou a uma firma situada na Ilha de Man e que, assim, alugou a uma empresa de Hamilton.

Os representantes de Hamilton emitiram um comunicado defendendo que todas as manobras foram feitas dentro da legalidade. “Como um esportista global que paga impostos em um grande número de países, Lewis confia em uma equipe de consultores profissionais que administram seus negócios”, diz.

“Esses consultores garantiram a Lewis que tudo foi feito de maneira correta, de modo que este assunto, agora, está nas mãos de seus advogados.”

A investigação dos Paradise Papers também já envolveu vários políticos, empresas, celebridades como Bono Vox e Madonna e até mesmo a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II.

In this article
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Brown: Alonso tem ambiente que gosta na McLaren
Próximo artigo Massa admite: “Teria vontade de continuar por mais um ano”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros