Recomendado para você

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari
Bicampeão do WRC, Rovanpera anuncia mudança para a Super Fórmula com o objetivo de chegar à F1; veja detalhes e contexto

Bicampeão do WRC, Rovanpera anuncia mudança para a Super Fórmula com o objetivo de chegar à F1; veja detalhes e contexto

Super Fórmula
Super Fórmula
Bicampeão do WRC, Rovanpera anuncia mudança para a Super Fórmula com o objetivo de chegar à F1; veja detalhes e contexto
Últimas notícias

Irvine lembra soco de Senna: “tentou fazer parecer que era minha culpa”

Polêmico, britânico recorda sua estreia na Fórmula 1 no GP do Japão de 1993, com ponto e briga com brasileiro

Ayrton Senna, McLaren Ford MP4/8 passes Eddie Irvine, Jordan Hart J193

A estreia de Eddie Irvine vai ser uma das mais lembradas para sempre na história da Fórmula 1. O piloto, assumindo o segundo lugar na Jordan – rotativo durante aquela temporada – assombrou a todos quando se colocou em oitavo para sua estreia no mundial, ficando à frente de seu companheiro, Rubens Barrichello.

Na corrida, Rubinho ficou na frente, em quinto, com Irvine marcando seu primeiro ponto, logo atrás, em sexto. Porém, a história da estreia de Irvine é mais recordada pelo que ocorreu justo após a corrida. O piloto recebeu a visita de Ayrton Senna no motorhome da Jordan. O brasileiro, vencedor da prova, fora bloqueado por Irvine e até mesmo ultrapassado pelo piloto da Jordan, que vinha uma volta atrás.

Senna não deixou barato, discutiu e deu um soco em Irvine, que segundo se sabe desviou do golpe, mas acabou caindo da cadeira em que estava sentado.

Relembrando o episódio à BBC, Eddie diz que jamais iria “se curvar” a Senna.

"Isso ofuscou uma estreia incrível, porque era sobre isso que todo mundo estava falando depois", reflete Irvine.

"Eu estava tipo, acabei de terminar em sexto o GP em uma Jordan, que basicamente não marcou um ponto o ano todo. Eu apenas nunca me curvarei para as pessoas, e acho que é por isso que cheguei até onde cheguei. Estou sempre pronto para um desafio e estou sempre procurando uma maneira diferente de fazer algo.”

"Eu nunca me conformarei. Então sempre que Senna tentava me colocar no meu lugar na sexta-feira ou no sábado antes, me bloqueando, eu o bloqueava na próxima volta. Não me importo com quem você é. Eu estou aqui por mim, você está por você. Mas não tente me intimidar porque não vai funcionar.”

"Eu enviei essa mensagem claramente para ele, então ele ficou irritado com isso, e então o que eu fiz na corrida, estava correto."

"Foi Damon Hill que na verdade bloqueou Senna, não eu. Mas foi a partir do que aconteceu a partir da sexta-feira ou sábado. Foi isso que o enfureceu e acho que ele estava procurando por uma desculpa.”

"Eu não recuei para ele. No domingo ele tentou fazer parecer que era minha culpa, mas na verdade era de Damon."

Mesmo assim, Irvine lembra bem de sua estreia na Fórmula 1 – uma das melhores corridas que realizou em toda a sua carreira.

"Eu não estava nervoso", disse Irvine, depois de se qualificar em oitavo lugar em sua estreia em Suzuka. "Eu me classifiquei muito bem e tive aquele impacto”.

"Eu assisti aos GPs dos anos anteriores e vi que todos ficavam por dentro. Eu sabia que podia ir por fora de todo mundo e isso funcionou perfeitamente. Saindo da segunda curva eu estava em quarto lugar, e estava rindo na minha cabeça. Eu não podia acreditar naquilo.”

"Agora você ganha pontos por largar em uma corrida, o que eu realmente sou contra. Então, consegui pontos quando os pontos eram mais especiais, isso me deixou super feliz."

"Eu já tinha acordado todos os meus contratos para o ano seguinte para ficar correndo no Japão, então foi divertido. Eu não achava que entraria na Fórmula 1 no ano seguinte, mas eu estava tão bem que as pessoas ficaram interessadas."

Artigo anterior Renault: exigências da Red Bull irão “desacelerar” evolução da Honda
Próximo artigo Webber se diz “nervoso” por retorno de Kubica à F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros