Recomendado para você

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025
Últimas notícias

Irvine lembra soco de Senna: “tentou fazer parecer que era minha culpa”

Polêmico, britânico recorda sua estreia na Fórmula 1 no GP do Japão de 1993, com ponto e briga com brasileiro

Ayrton Senna, McLaren Ford MP4/8 passes Eddie Irvine, Jordan Hart J193

A estreia de Eddie Irvine vai ser uma das mais lembradas para sempre na história da Fórmula 1. O piloto, assumindo o segundo lugar na Jordan – rotativo durante aquela temporada – assombrou a todos quando se colocou em oitavo para sua estreia no mundial, ficando à frente de seu companheiro, Rubens Barrichello.

Na corrida, Rubinho ficou na frente, em quinto, com Irvine marcando seu primeiro ponto, logo atrás, em sexto. Porém, a história da estreia de Irvine é mais recordada pelo que ocorreu justo após a corrida. O piloto recebeu a visita de Ayrton Senna no motorhome da Jordan. O brasileiro, vencedor da prova, fora bloqueado por Irvine e até mesmo ultrapassado pelo piloto da Jordan, que vinha uma volta atrás.

Senna não deixou barato, discutiu e deu um soco em Irvine, que segundo se sabe desviou do golpe, mas acabou caindo da cadeira em que estava sentado.

Relembrando o episódio à BBC, Eddie diz que jamais iria “se curvar” a Senna.

"Isso ofuscou uma estreia incrível, porque era sobre isso que todo mundo estava falando depois", reflete Irvine.

"Eu estava tipo, acabei de terminar em sexto o GP em uma Jordan, que basicamente não marcou um ponto o ano todo. Eu apenas nunca me curvarei para as pessoas, e acho que é por isso que cheguei até onde cheguei. Estou sempre pronto para um desafio e estou sempre procurando uma maneira diferente de fazer algo.”

"Eu nunca me conformarei. Então sempre que Senna tentava me colocar no meu lugar na sexta-feira ou no sábado antes, me bloqueando, eu o bloqueava na próxima volta. Não me importo com quem você é. Eu estou aqui por mim, você está por você. Mas não tente me intimidar porque não vai funcionar.”

"Eu enviei essa mensagem claramente para ele, então ele ficou irritado com isso, e então o que eu fiz na corrida, estava correto."

"Foi Damon Hill que na verdade bloqueou Senna, não eu. Mas foi a partir do que aconteceu a partir da sexta-feira ou sábado. Foi isso que o enfureceu e acho que ele estava procurando por uma desculpa.”

"Eu não recuei para ele. No domingo ele tentou fazer parecer que era minha culpa, mas na verdade era de Damon."

Mesmo assim, Irvine lembra bem de sua estreia na Fórmula 1 – uma das melhores corridas que realizou em toda a sua carreira.

"Eu não estava nervoso", disse Irvine, depois de se qualificar em oitavo lugar em sua estreia em Suzuka. "Eu me classifiquei muito bem e tive aquele impacto”.

"Eu assisti aos GPs dos anos anteriores e vi que todos ficavam por dentro. Eu sabia que podia ir por fora de todo mundo e isso funcionou perfeitamente. Saindo da segunda curva eu estava em quarto lugar, e estava rindo na minha cabeça. Eu não podia acreditar naquilo.”

"Agora você ganha pontos por largar em uma corrida, o que eu realmente sou contra. Então, consegui pontos quando os pontos eram mais especiais, isso me deixou super feliz."

"Eu já tinha acordado todos os meus contratos para o ano seguinte para ficar correndo no Japão, então foi divertido. Eu não achava que entraria na Fórmula 1 no ano seguinte, mas eu estava tão bem que as pessoas ficaram interessadas."

Artigo anterior Renault: exigências da Red Bull irão “desacelerar” evolução da Honda
Próximo artigo Webber se diz “nervoso” por retorno de Kubica à F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros