Japão-88: Com Galvão, Massa e cia, reprise de título de Senna na Globo resgata era de ouro da F1 e emociona
TV Globo reexibiu na manhã deste domingo a prova em que o brasileiro conquistou seu primeiro título mundial
Neste domingo, a TV Globo reprisou o GP do Japão de 1988, em que Ayrton Senna conquistou de forma heroica o seu primeiro título mundial de Fórmula 1. Além da própria corrida, as entrevistas anteriores à reprise da prova também emocionaram os fãs. Não à toa, a reexibição da etapa de Suzuka pela emissora foi o grande destaque do Brasil nas redes sociais durante a manhã, chegando rapidamente aos assuntos mais comentados do País no Twitter.
Segundo o site Teleguiado, a reprise do GP do Japão de 1988 rendeu um pico de 10 pontos no Ibope para a TV Globo, sendo o melhor índice da emissora durante a exibição do Esporte Espetacular, programa em que a prova foi retransmitida.
Para resgatar a atmosfera daquela que é considerada a era de ouro da F1, Galvão Bueno, Viviane Senna (irmã de Ayrton), Bruno Senna (sobrinho do tricampeão) e Felipe Massa participaram virtualmente do 'pré-corrida', apresentado por Lucas Gutierrez e Bárbara Coelho.
De forma emocionante e precisa, Galvão e Viviane relembraram o contexto da categoria na época. Para completar o panorama do esporte no fim dos anos 1980, foi exibida uma entrevista do rival de Senna, Alain Prost, além de menções a Nelson Piquet e Nigel Mansell.
Veja todas as informações do GP do Japão de 1988 na galeria abaixo:
Prost foi um dos grandes destaques na conversa anterior à reprise. Neste sentido, foi interessante observar o relato de Viviane. A irmã de Ayrton e mãe de Bruno relatou como o tetracampeão foi responsável por extrair o melhor de Senna. E vice-versa.
Já Bruno e Massa foram responsáveis por exaltar o legado do tricampeão de F1. Os pilotos falaram sobre o impacto gerado por Senna no automobilismo brasileiro e o sobrinho de Ayrton relatou a relação familiar com o tio, que foi ressaltada de forma comovente por Viviane.
Além disso, foi relembrada a homenagem feita a Senna durante o GP do Brasil de 2019, quando os troféus da corrida foram desenhados em tributo ao lendário piloto brasileiro. Na galeria abaixo, o Motorsport.com traz imagens das peças:
Emoção dos fãs e de Galvão
Durante a reprise da corrida, os fãs de F1 pelo Brasil se manifestaram em peso nas redes sociais. Em tom nostálgico, os entusiastas da elite do esporte a motor mundial relembraram a competitividade na era de ouro da F1 e exaltaram Senna.
Como já mencionado, o Teleguiado relatou pico de 10 pontos para a Globo na medição do Ibope, que representou o melhor índice da emissora durante o Esporte Espetacular. Não à toa, a TV também reexibirá o GP do Brasil de 1991, vencido por Senna, no próximo domingo.
Galvão Bueno, que narrou a prova de Suzuka na época e participou do 'pré-corrida' do Esporte Espetacular neste domingo, foi às lágrimas ao rever a vitória de Senna. A comoção do jornalista foi publicada pelo próprio, em vídeo comovente. Veja abaixo:
VÍDEO: Barrichello relembra em detalhes o dia em que Senna socou Irvine na F1
PODCAST Motorsport.com: Senna foi o melhor esportista do Brasil?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
GALERIA: Relembre como era o mundo antes da disputa do GP do Japão de 1988
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.