Jenson Button acredita que poderia ter vencido sem erro no pit
A opinião não é a mesma de Martin Whitmarsh, que admitiu que a McLaren esperava mais degradação na Mercedes
A demora de 6s no último pit stop custou a vitória a Jenson Button. Pelo menos é essa a teoria do inglês, que acabou voltando à pista no meio do tráfego e não deu tempo de chegar em Nico Rosberg para lutar pelo primeiro lugar.
“Acho que poderíamos ter ganho se tivéssemos acertado o pit stop e saído à frente da batalha entre Kimi e Sebastian. Não quero tirar nada de Nico, ele fez uma corrida perfeita e a Mercedes fez um grande trabalho. Mas acho que teríamos uma boa chance de ao menos colocá-lo sob pressão.”
O chefe de Button, Martin Whitmarsh, não concorda com seu piloto. Para o inglês, isso só seria possível se o ritmo do piloto alemão tivesse caído nas últimas voltas, como a McLaren esperava que acontecesse.
“Não acho que isso [a vitória] teria acontecido. Os pneus de Nico não se degradaram da maneira que esperávamos. Então acho que perdemos a chance de vencer, mas não jogamos uma vitória certa fora.”
Resta a Button o consolo de que, mesmo com a estratégia que provou não ser a ideal, as McLaren ainda conseguiram um segundo e terceiro lugares na China.
“Por um lado, é desapontador, mas por outro é uma boa sensação ao saber que pudemos ter uma boa performance, mesmo com as três paradas. No final, tivemos um erro no pit stop e não conseguimos lutar pela vitória, mas fizemos todo o resto certo.”
O inglês revelou que enfrentou tanto tráfego após suas paradas que tinha a impressão de que todos os outros estavam em uma estratégia diferente.
“Ele era mais rápido que nós no pneu macio, mas acho que no médio éramos muito melhores. O problema é que tive muito tráfego, porque esperávamos que mais pilotos fizessem três paradas. Minha impressão era de que todos estavam parando duas vezes e sempre tinha de passá-los.”
De acordo com Whitmarsh, o que surpreendeu a McLaren foi o fato dos pneus médios durarem mais do que eles esperavam, viabilizando a estratégia de três paradas. “A surpresa que temos de aprender é que o pneu médio durou muito mais acho que todos nós esperávamos. Não acho que cometemos um erro fundamental, Nico fez uma grande corrida.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.