Jogo de estratégia de pneus não vai ser fácil, diz Senna
Brasileiro vê pista catalã como degradante para os pneus e ainda tem que analisar diferenças entre compostos
Fazer uma estratégia perfeita para gastos de pneus em relação ao seu rendimento de pista não é fácil. E para o brasileiro da Williams Bruno Senna, acertar essa equação na pista de Barcelona, neste fim de semana de GP da Espanha, é ainda mais complicado.
“Aqui é uma pista de alta degradação de pneu”, confirmou o brasileiro ao TotalRace. “Teremos de ver a diferença entre os pneu duro e o macio em termos de desempenho, mas veremos que o pneu duro vai durar mais que o dobro que o mole e você vai ter de estender ao máximo possível com o macio se sua performance estiver muito melhor. Não vai ser fácil a estratégia”, disse Senna.
Perguntamos à Senna o que ele achava das declarações de Schumacher, que admitiu sofrer com o desempenho da Mercedes com os atuais pneus Pirelli. Segundo o heptacampeão, os pneus só permitem andar com 70% do rendimento do carro.
“Não sei se no carro dele é isso. A gente anda perto do limite do carro, ainda que alguns aceitem mais isso do que outros. Agora, se o carro dele aceita andar a 60% e 70%, é uma maravilha. Não dá para errar assim”, finalizou Bruno Senna.
Quando indagado se era fundamental economizar pneu, Senna comentou que “depende da pista”. Para o piloto da Williams, em determinadas situações, consegue-se ganhar tempo, como no Bahrein, por exemplo.
“No Bahrein, no stint em si não se ganhava muito tempo porque a volta não tinha um efeito muito grande no pneu, mas o que você conseguia era mais voltas naquele jogo de pneu com melhor consistência. Às vezes conseguia ganhar 6 ou 7s com um jogo de pneus novos [no stint].”
“Mas em alguns carros o efeito é maior do que em outros. A gente, por exemplo, achou que valia a pena usar pneu novo na classificação para ficar entre os 10 primeiros porque na sexta-feira a gente achava que o pneu ia durar tranquilo. Mas, na corrida, vimos uma grande diferente no stint que o Pastor fez com os pneus novos e eu não”, revelou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.