Kvyat chega à Fórmula 1 por dinheiro e política, diz Razia
Brasileiro não vê problema em salto da GP3 para a F-1, mas acredita que Antonio Felix da Costa estava mais preparado
O fato do russo Daniil Kvyat estrear na Fórmula 1 vindo da GP3, uma categoria que não é tida como de acesso direto, tendo carros menos potentes que GP2 e World Series, não é considerado anormal para o brasileiro Luiz Razia. Porém, o piloto baiano lamenta que a política e o dinheiro tenham feito a Toro Rosso preferir o novato de 19 anos a seu concorrente direto pela vaga, o português Antonio Felix da Costa.
Tanto Costa quanto Kvyat fazem parte do programa de desenvolvimento da Red Bull, mas o português é mais experiente, tendo disputado uma temporada e meia na World Series.
“Kimi Raikkonen veio direto da F-Renault e vários pilotos vieram direto da F-3. O estranho não é o fato dele vir da GP3: o piloto pode demonstrar talento e queimar etapas”, afirmou Razia ao TotalRace. “O que eu acho que é houve uma quebra de ritmo. O Antonio Felix da Costa ganhou um terço das corridas que ele disputou na World Series. A equipe Arden é boa, mas tive alguns problemas na temporada e, mesmo assim, ele foi terceiro no campeonato.”
Vice-campeão da GP2 em 2012, Razia lembra que a Fórmula 1 precisava de um piloto russo às vésperas da estreia da etapa que será realizada a partir de 2014, em Sochi.
“Eu sou advogado do diabo porque sou amigo do Antônio, mas vejo precipitação em colocar o Kvyat porque o Antonio estava em um ritmo bem mais forte. Mas sabemos que não foi isso. Ficou muito claro que ano que vem tem uma corrida na Russia e a F-1 precisava de um russo”, afirma.
“É uma categoria que tem muita política e, além disso, ele conta com patrocínio de um banco russo, o que também ajudou. A Toro Rosso tem dificuldades, como todas as outras, portanto foi uma situação em que tudo se encaixou.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.