Lotus e Force India dizem que não foram consultadas sobre teste
Pirelli afirma que, seguindo determinação da FIA, convidou todas as equipes para experimentar seus pneus
A polêmica a respeito do teste que a Mercedes fez para a Pirelli usando seu carro atual em Barcelona segue cheia de pontos de interrogação. A equipe afirma que tinha permissão da FIA para conduzir o trabalho de pista ainda que isso quebrasse o regulamento, mas a entidade alega que só concordou caso outras equipes também pudessem fazer o mesmo.
Sabe-se que a Ferrari também testou para a marca de pneus, porém com um carro de 2011, algo permitido pelo regulamento. E a Pirelli garante ter perguntado a outras equipes sobre o interesse de conduzir os testes.
Mas não é o que alegam Lotus e Force India. Perguntado se havia sua equipe havia sido consultada sobre o assunto, o chefe do time de Kimi Raikkonen simplesmente respondeu que “não.”
Bob Fernley, da Force India, afirmou que o assunto surgiu em uma reunião da Associação das Equipes, a FOTA, da qual Red Bull, Ferrari, Sauber e Toro Rosso não fazem parte, mas não houve nenhum convite específico.
“Não acredito que isso tenha sido pedido para nós, não consigo lembrar. Não tenho certeza de que isso foi feito da maneira que você pensa. Pode ter sido uma proposta em uma reunião da FOTA ou algo do tipo, mas não uma prospecção individual. Mas não me lembro de ter recebido uma carta da Pirelli sobre o assunto.”
Ainda que Red Bull e Ferrari tenham sido as únicas equipes que protestaram oficialmente, a Lotus também quer explicações. “Nossa posição é que há um regulamento esportivo, e há um acordo entre as equipes. Red Bull e Ferrari protestaram, e não acho que seja necessário ir aos comissários agora que eles já têm conhecimento do que aconteceu. Vamos ver o que acontece”, afirmou Boullier. “Fazer um teste dá vantagem e se eles fizeram é porque teriam alguma vantagem, isso é claro. Mas tem mais a ver com a quebra do código esportivo. Se a permissão for dada, deveria ser para todos.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.