Marko se manifesta sobre polêmica com fala falsa e resposta de Hamilton: "Sua reação é totalmente compreensível para mim"
Ontem, Hamilton respondeu a uma fala falsa de Helmut Marko; consultor da Red Bull afirmou que tudo foi resolvido
Na quarta-feira, Lewis Hamilton fez uma publicação no Instagram respondendo uma fala atribuída ao consultor da Red Bull, Helmut Marko, que teria dito que o campeão estava distraído de seu foco na Fórmula 1 devido ao apoio ao movimento Black Lives Matter. O britânico criticou a fala de Marko, que na verdade era falsa, e falou sobre diversidade na F1.
Pouco após a publicação de Hamilton foi descoberto que a fala de Marko era falsa, e o site que havia publicado as aspas confessou que as havia tirado de uma conta de paródias no Twitter. Quando descobriu a verdade, o piloto apagou a publicação, e não se manifestou mais sobre o assunto.
Marko disse que foi pego de surpresa pela controvérsia quando ficou sabendo do acontecido na quarta, e que não conseguiu entender o que estava acontecendo quando foi contatado pela assessora da Red Bull.
"Ela me perguntou o que eu realmente havia dito na entrevista", disse Marko ao Motorsport.com. "Eu não sabia do que ela estava falando. Foi quando tudo começou. Isso me pegou totalmente de surpresa".
A emissora alemã RTL, de onde a fala havia sido atribuída, também foi trazida para o centro das atenções, e precisou olhar pelo seu arquivo para garantir que a fala nunca havia sido dita na entrevista feita com Marko em 05 de junho.
Assim que a RTL garantiu que a fala era falsa, a equipe Red Bull e o próprio Marko entraram em contado com Hamilton separadamente.
"Horner mandou uma mensagem para Hamilton", disse Marko. "Ele apagou os posts".
Marko disse que ele mandou um e-mail para Hamilton, e que o piloto da Mercedes o respondeu. Apesar do consultor da Red Bull não ter revelado o que o piloto respondeu, ele disse que o assunto estava resolvido.
Refletindo sobre os eventos, Marko disse que compreende a raiva de Hamilton, porque ele teria sido criticado por seu posicionamento recente contra o racismo.
"Ele está muito envolvido emocionalmente", acrescentou. "Como um piloto, ele não é obrigado a pesquisar se isso é verdade ou não. Por isso sua reação é totalmente compreensível para mim".
O que Marko achou pouco perdoável foi o modo que o site utilizou as falsas aspas e as consequências para ele e equipe Red Bull
"Eu não compreendia os danos que algo do tipo poderiam causar e o quão rápido isso se espalha. Você pode pegar isso como um exemplo de como uma visão super histérica não ajuda em um contexto maior".
"Graças a Deus a maioria dos jornalistas pesquisam o que está acontecendo. A RTL me disse que eles foram bombardeados com pedidos por várias horas. E quando eles tiveram certeza de que era falso, foram poucos que escreveram algo sobre".
Marko também acha "absurdo", que as pessoas o tenham rotulado como racista logo que a história surgiu.
"Eu não sou racista", disse. "Nós temos funcionários nas equipes de não sei quantos países. Nossa Academia sempre seguiu isso também. E na minha empresa eu tenho funcionários de mais ou menos 15 países e vários continentes".
Novo regulamento da Fórmula 1: salvação ou retrocesso?
PODCAST: O que a F1 deveria aprender com as demais categorias para melhorar?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.