Massa surpreende e larga na pole do GP da Áustria
Em uma classificação marcada pro erros, brasileiro conquista primeira pole desde o GP do Brasil de 2008
LEIA MAIS:
Q1
Depois de terem deixado a desejar no último treino antes da classificação, os Mercedes colocaram ordem na casa logo no Q1, abrindo mais de sete décimos em relação ao terceiro colocado, Felipe Massa. A exemplo do que aconteceu ao longo do final de semana, Hamilton ficou à frente de Rosberg.
[publicidade]Enquanto isso, na briga para continuar no treino, Bianchi conseguiu uma grande volta e, com cinco minutos para o final, estava no Q2. As duas Lotus estavam fora e tiveram de colocar os pneus supermacios para se salvar.
No final, sobrou para as Sauber. No caso de Sutil, por poucos milésimos. O alemão até fez um tempo que o colocaria no Q2, mas teve a volta desconsiderada por ter saído da pista. Assim, largará em 17º, à frente de Gutierrez, Bianchi, Kobayashi, Chilton e Ericsson.
Q2
As Williams voltaram a andar bem na segunda parte da classificação, fazendo os dois melhores tempos – mas antes das Mercedes entrarem na pista, claro. E, desta vez, deu Rosberg, um décimo mais rápido que Hamilton.
Enquanto isso, Alonso tinha problemas para controlar sua Ferrari e fazia “cross country” na última curva. Ao menos o espanhol conseguiu se colocar no top 10 mesmo assim, ao contrário de Hulkenberg, Vettel, Maldonado, Raikkonen, Vergne e Grosjean.
Nas segundas tentativas, Raikkonen conseguiu melhorar o bastante para ficar no último posto entre os que se garantiram no Q2. Acabou sobrando para Vettel e Button. Perez também ficou de fora, em 11º, diante do campeão de 2009, do tetracampeão, Maldonado, Vergne e Grosjean.
Q3
Nas primeiras tentativas da parte final da classificação, Bottas fez uma grande volta e colocou a Williams em primeiro, com Rosberg em segundo e Massa em terceiro. Hamilton saiu da pista na curva 8 e teve seu tempo anulado, mas o inglês não tinha sido rápido.
Nas segundas tentativas, Hamilton errou novamente e rodou, atrapalhando a volta de Rosberg. Bottas também errou e foi Felipe Massa que fez o melhor tempo e marcou a pole position, primeira para a Williams desde o GP da Espanha de 2012. Bottas ficou em segundo, seguido por Rosberg, Alonso, Ricciardo, Magnussen, Kvyat, Raikkonen, Hamilton e Hulkenberg.
A largada do GP da Áustria será às 9h pelo horário de Brasília. Acompanhe a prova por meio do twitter @totalracebr.
Confira o grid:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.