Mercedes ameaça sair da Fórmula 1 por briga sobre motores
Alemães querem evitar retorno aos V8 e barram mudanças no regulamento para o ano que vem
[publicidade] As rivais da marca alemã temem que, mesmo com as alterações permitidas nos motores para o ano que vem – algo que havia sido acordado desde antes da estreia das novas unidades de potência – não vão conseguir eliminar a vantagem da Mercedes. Renault e Ferrari, portanto, buscam negociar para que mais partes do motor possam ser alteradas para o ano que vem e pedem mais tempo para continuar desenvolvendo suas unidades.
Atualmente, as regras permitem que 48% dos itens (32) sejam modificados até a homologação dos motores de 2015, em fevereiro. Franceses e italianos, por sua vez, querem que outros 13 itens (chamados tokens) sejam liberados para desenvolvimento até julho, mas a Mercedes só aceita que sejam 5 adicionais.
A grande crítica dos rivais à inflexibilidade da Mercedes é o fato da montadora ter se beneficiado, na DTM, campeonato de turismo alemão, de um abrandamento semelhante para se igualar a Porsche e Audi.
A polêmica é tanta que o chefe da Red Bull, Christian Horner, já começa a pressionar para que a Fórmula 1 desista dos motores que estrearam nesta temporada. “Ninguém gosta de dar um passo atrás mas, às vezes, você tem de perceber quando há algo errado. Infelizmente, os custos destes motores já tiraram duas equipes do grid e isso é um grande problema.”
Para alterar as regras do congelamento do desenvolvimento dos motores em 2015, é necessária uma decisão unânime. Para 2016 adiante, caso haja uma definição agora, a maioria simples já seria suficiente.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.