Fórmula 1
25 mar
Próximo evento em
24 dias
06 mai
Próximo evento em
66 dias
20 mai
Próximo evento em
80 dias
R
GP do Azerbaijão
03 jun
Próximo evento em
94 dias
10 jun
Próximo evento em
101 dias
24 jun
Próximo evento em
115 dias
R
GP da Áustria
01 jul
Próximo evento em
122 dias
R
GP da Grã-Bretanha
15 jul
Próximo evento em
136 dias
29 jul
Próximo evento em
150 dias
R
GP da Bélgica
26 ago
Próximo evento em
178 dias
02 set
Próximo evento em
185 dias
09 set
Próximo evento em
192 dias
23 set
Próximo evento em
206 dias
R
GP de Singapura
30 set
Próximo evento em
213 dias
07 out
Próximo evento em
220 dias
21 out
Próximo evento em
234 dias
28 out
Próximo evento em
241 dias
R
GP da Arábia Saudita
03 dez
Próximo evento em
277 dias
R
GP de Abu Dhabi
12 dez
Próximo evento em
286 dias

Mercedes: carro de 2021 terá performance similar ao modelo de 2019 após mudanças no regulamento

James Allison, diretor-técnico da equipe alemã, explicou como que pequenas mudanças nos carros causam grandes impactos na performance

compartilhar
comentários
Mercedes: carro de 2021 terá performance similar ao modelo de 2019 após mudanças no regulamento

Após os problemas vistos com os pneus na temporada 2020 da Fórmula 1, a FIA tomou medidas para 2021, forçando as equipes a realizarem modificações nos carros para reduzir o downforce. Para o diretor técnico da Mercedes, James Allison, os modelos deste ano devem acabar com performances similares às vistas em 2019.

Alisson disse que tentar recuperar o downforce perdido no túnel de vento e nas simulações virtuais tem sido "um desafio divertido".

Leia também:

As mudanças foram introduzidas para reduzir o esforço em cima dos pneus da Pirelli, revetendo o aumento natural de downforce que as equipes teriam com o carro de 2021, já que o desenvolvimento aerodinâmico não está restrito com o congelamento, que impacta outros aspectos do pacote.

Uma mudança inicial no assoalho foi seguida por outras três mudanças, anunciadas mais tarde em 2020.

"Quatro mudanças significativas foram feitas no ano passado", disse Allison em um vídeo da Mercedes. "Primeiro, um corte triangular as bordas do assoalho na frente dos pneus traseiros, que vocês verão depois. Parece não ser algo muito grande, mas dependendo da mudança na área você pode perder até um segundo por volta".

"E após essa primeira vieram outras três. A primeira foi no duto de freio traseiro, reduzindo algumas peças em alguns milímetros, mas, novamente, são peças poderosas, e representam uma perda de performance no carro".

"Na traseira do carro, abaixo da área do difusor, as grades que você vê foram reduzidas em altura, então elas não chegam tão próximas do chão, não podendo criar um bom selo aerodinâmico como tínhamos antes. E, novamente, isso corta uma parte do downforce".

"E, finalmente, na parte dianteira do assoalho. Quando você se aproxima dos bargeboards de 2020 você vê que o assoalho parece algo como uma persiana com várias fendas, um aparato aerodinâmico que gera downforce. Mas todas essas fendas foram removidas para 2021".

Allison disse que, o que podem parecer mudanças pequenas no carro, representam cortes significativos em downforce.

"A combinação desses quatro efeitos têm grandes consequências e voltamos a um nível de performance próximo ao visto em 2019. Esse tem sido nosso desafio ao longo das semanas e dos meses: recuperar o máximo de performance possível".

"Tem sido um desafio divertido trabalhar no túnel e nas simulações para garantir que tenhamos o máximo de performance novamente".

As mudanças foram determinadas porque os pneus da Pirelli de 2019 seriam mantidos por mais um ano. Mas, no final, a empresa apresentou uma mudança na construção para este ano, tentando tornar esses pneus mais duradouros. Assim, as equipes teriam mais variáveis para lidar.

A mudança na construção também significa que os pneus de 2021 são cerca de três quilos mais pesados.

"Tivemos o primeiro contato com eles em Portimão, em 2020", disse Allison. "Tivemos ainda outras duas ocasiões para testá-los, durante os GPs do Bahrein e de Abu Dhabi".

"Não é tempo suficiente de preparação para uma nova temporada, porque os pneus vão afetar a performance dos carros, o design de aerodinâmica, e o modo como você ajusta o carro".

"Então é um grande desafio para nós, que estamos analisando tudo e mais um pouco dos dados obtidos no ano passado com os testes e o que a Pirelli nos enviou, para que estejamos prontos para otimizar a performance do carro com os novos pneus".

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

LECLERC detalha como PILOTOS trabalham componente FUNDAMENTAL em um carro de F1

PODCAST: Vettel, Alonso, Ricciardo, Pérez ou Sainz? Quem entra em 2021 mais pressionado?

Mudança para motor Mercedes faz McLaren ter "essencialmente um novo carro" para 2021

Artigo anterior

Mudança para motor Mercedes faz McLaren ter "essencialmente um novo carro" para 2021

Próximo artigo

Ricciardo prega seriedade em trabalho com Norris na McLaren: "Não será um programa de comédia"

Ricciardo prega seriedade em trabalho com Norris na McLaren: "Não será um programa de comédia"
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Equipes Mercedes
Autor Adam Cooper