Domínio das Mercedes. Assim foi o primeiro treino livre para o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1. Nesta quinta-feira, em Suzuka, o alemão Nico Rosberg, vice-líder da temporada, cravou 1min36s461 e terminou com a melhor marca da sessão de abertura do final de semana. Lewis Hamilton, com 1min35s612, ficou logo atrás.
[publicidade] O brasileiro Felipe Massa não terminou satisfeito a primeira sessão de treinos no oriente. O piloto da Williams fez 1min38s012 e finalizou na 11ª posição. Fernando Alonso, da Ferrari, Valtteri Bottas, companheiro de Massa, e Kimi Raikkonen, também da equipe de Maranello, fecharam o top-5.
O treino desta quinta-feira marcou a estreia de Max Verstappen, novo contratado da Toro Rosso para 2015. O piloto de apenas 17 anos saiu da pista na segunda parte do treino, mas terminou com a 12ª marca (1min38s157).
Durante quase 20 minutos, todos os carros do grid registraram apenas voltas de aquecimento. O primeiro a cruzar a linha de chegada em um giro rápido no circuito de Suzuka foi o jovem Roberto Merhi, da Caterham. O espanhol fez lentos 1min44s564, mais de 7s acima de Valtteri Bottas (1min37s436), companheiro de Massa na Williams.
O jovem espanhol enfrentou dificuldades. Além do tempo lento, Mehri rodou em nova tentativa de volta rápida e por pouco não complicou o treino de Bottas. O finlandês conseguiu se desvencilhar e evitar a colisão logo na primeira parte do treino no Japão.
A marca de Bottas só foi superada pelas duas Mercedes. Lewis Hamilton e Nico Rosberg comprovaram o domínio da escuderia logo no início de suas participações ao baixarem a casa de 1min37s. O alemão, vice-líder da temporada, registrou a melhor marca da primeira parte do treino: 1min36s461.
Depois da primeira parada, as Mercedes seguiram dominando a prática desta quinta-feira. Rosberg sustentou a ponta, seguido de Lewis Hamilton. Felipe Massa, por outro lado, não saiu do 11º posto.
O destaque, negativo, da parte final da prática ocorreu por conta de Max Verstappen. Em sua estreia, o jovem adolescente saiu da pista. Contudo, o erro não prejudicou o bom desempenho do representante da Toro Rosso, o 12º na prática desta quinta.
Confira as melhores marcas do primeiro treino livre em Suzuka:
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.