A combinação de asa móvel e pneus Pirelli fizeram de 2011 um grande ano para a F-1, não só em termos de ultrapassagem. As características dos pneus, criados para melhorar a competição, fizeram as paradas nos boxes aumentarem consideravelmente, com uma média de 58 por corrida.
Com isso, o trabalho da equipe no pit stop, que sempre foi importante, ganhou ainda mais relevância. A equipe Mercedes fez um levantamento de dados curioso que o TotalRace relaciona logo abaixo:
- Quantidade de pit-stops realizados em 2011
Aconteceram 1013 entradas nos boxes nas 17 corridas disputadas até então. Dessas, 25 foram punições (21 drive-through e 4 stop and go). Isso faz com que o número de pit stops caia para 988.
- Corridas com o maior e o menor número de pit stops
As provas com a maior quantidade de paradas foram Hungria (85), Turquia (80) e Espanha (77). As com menos foram Itália (35), Mônaco (41) e Austrália (44).
- Incidência de punições drive-through e stop and go
Um total de 25 punições foram aplicadas na temporada, sendo 21 drive-through e quatro stop and go. Os comissários impuseram um total de 49 punições, incluindo oito reprimendas e duas exclusões. A "ofensa" que aconteceu mais vezes foi a "provocou uma colisão", com 12 punições.
- Como um pit stop é medido
Dois fatores separados podem ser levados em conta quando medimos a velocidade no pit stop: o tempo para trocar as quatro rodas e o tempo total de pit stops. As equipes medem a troca com métodos caseiros, sendo que três segundos para mudar os pneus é considerado ideal.
Quem completou as melhores paradas nesta temporada:
1. Red Bull e Mercedes - Melhores equipes
3. McLaren, + 0s3
4. Force India, + 0s4
5. Ferrari, + 0s5
6. Renault, + 0s9
7. Williams, + 1s1
8. Lotus, Sauber e Toro Rosso, + 1s3
11. Virgin, + 1s6
12. HRT, + 3s2