Últimas notícias

Mercedes nega que vantagem em classificação venha do duto passivo

Como a performance do time é muito melhor aos sábados do que aos domingos, rivais pressionam FIA para banir sistema dos alemães

A Mercedes tem apenas um ponto no campeonato

Mesmo com a FIA tendo ratificado que o duto passivo usado pela Mercedes, que usa a ativação da DRS para alimentar, por meio de um sistema de tubos, a asa dianteira e melhorar sua aerodinâmica nas retas, as equipes ainda não se conformaram que a engenhosa solução esteja dentro do regulamento.

A posição da entidade é de que o duto é legal por não necessitar da ativação direta do piloto, ao contrário do inventado pela McLaren no início da temporada 2010, cuja adaptação nos carros de algumas equipes obrigava os pilotos a tirarem as mãos do volante.

Mas o fato da Mercedes ter um desempenho muito melhor em classificação, quando a DRS e, consequentemente, o duto passivo, são amplamente utilizados, e cair durante as corridas vem fazendo com que as equipes reclamem que o sistema dá uma vantagem ilegal ao time alemão.

É uma crítica que o chefe da divisão de automobilismo da Mercedes, Norbert Haug, não gosta nada de ouvir. “Temos de viver com isso até que o carro seja rápido na corrida, mas não é verdade que não temos um bom carro. Somos uma equipe séria que não precisa fingir nada, nos preparamos bem nos testes”, disse ao Sport Bild.

Mas, para o chefe da equipe, Ross Brawn, toda briga sobre o duto da Mercedes é apenas uma distração: o problema são as soluções encontradas por algumas equipes, especialmente a McLaren, para suprir o banimento do escapamento soprado no difusor. “[As soluções de algumas equipes] provavelmente não são o que eles [FIA] tinham em mente quando o difusor soprado foi banido. É legítimo que possamos pedir uma clarificação para a FIA, caso contrário estaríamos perdendo algo importante. É parte do jogo.”

In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Lotus E20 de Raikkonen terá modificações para manter um bom ritmo
Próximo artigo Em má fase, Massa ganha suporte de Luiz Razia e da Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros