Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Mercedes nega que vantagem em classificação venha do duto passivo

Como a performance do time é muito melhor aos sábados do que aos domingos, rivais pressionam FIA para banir sistema dos alemães

A Mercedes tem apenas um ponto no campeonato

Mesmo com a FIA tendo ratificado que o duto passivo usado pela Mercedes, que usa a ativação da DRS para alimentar, por meio de um sistema de tubos, a asa dianteira e melhorar sua aerodinâmica nas retas, as equipes ainda não se conformaram que a engenhosa solução esteja dentro do regulamento.

A posição da entidade é de que o duto é legal por não necessitar da ativação direta do piloto, ao contrário do inventado pela McLaren no início da temporada 2010, cuja adaptação nos carros de algumas equipes obrigava os pilotos a tirarem as mãos do volante.

Mas o fato da Mercedes ter um desempenho muito melhor em classificação, quando a DRS e, consequentemente, o duto passivo, são amplamente utilizados, e cair durante as corridas vem fazendo com que as equipes reclamem que o sistema dá uma vantagem ilegal ao time alemão.

É uma crítica que o chefe da divisão de automobilismo da Mercedes, Norbert Haug, não gosta nada de ouvir. “Temos de viver com isso até que o carro seja rápido na corrida, mas não é verdade que não temos um bom carro. Somos uma equipe séria que não precisa fingir nada, nos preparamos bem nos testes”, disse ao Sport Bild.

Mas, para o chefe da equipe, Ross Brawn, toda briga sobre o duto da Mercedes é apenas uma distração: o problema são as soluções encontradas por algumas equipes, especialmente a McLaren, para suprir o banimento do escapamento soprado no difusor. “[As soluções de algumas equipes] provavelmente não são o que eles [FIA] tinham em mente quando o difusor soprado foi banido. É legítimo que possamos pedir uma clarificação para a FIA, caso contrário estaríamos perdendo algo importante. É parte do jogo.”

Artigo anterior Lotus E20 de Raikkonen terá modificações para manter um bom ritmo
Próximo artigo Em má fase, Massa ganha suporte de Luiz Razia e da Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros