Últimas notícias

Militante pela segurança na F-1, Stewart vê fatalidade

Tricampeão defende que categoria hoje é exemplo, mas reconhece revisão a respeito de tratores na pista

Um dos grandes articuladores para a melhoria da segurança na Fórmula 1 no período mais crítico da categoria, nos anos 1970, o tricampeão Jackie Stewart defendeu os atuais padrões e classificou o acidente com Jules Bianchi no GP do Japão de fatalidade.

O escocês frisou que a categoria não tem nenhum acidente fatal durante as corridas desde a morte de Ayrton Senna, em 1994, e afirmou que a F-1 é o esporte com melhor “administração de risco” do mundo.

[publicidade] “Temos de reconhecer que a Fórmula 1 é o melhor exemplo de administração de risco no esporte mundial, ou em qualquer negócio no mundo. Faz 20 anos, 5 meses e 4 dias desde que alguém perdeu a vida. Não há nenhum outro esporte, seja equestre, rúgbi, escalada ou motociclismo que tem um pacote de medidas melhor do que a Fórmula 1”, defendeu.

“Contudo, no verso de qualquer ingresso há o aviso de que o automobilismo é perigoso e haverá um incidente em que existe uma conjunção extraordinária de circunstâncias. E esse foi um infeliz exemplo disso.”

Para Stweart, as circunstâncias do acidente de Bianchi eram difíceis de prever. O francês chocou-se com um trator que fazia a remoção do carro de Adrian Sutil. Contudo, o tricampeão reconhece que é possível rever o acesso de tais carros de remoção à pista no futuro.

“Houve um acidente e depois um Segundo exatamente no mesmo lugar. Os fiscais estavam fazendo o certo ao remover [o carro de Sutil]. Não há muito o que você possa fazer em relação a isso. Talvez isso dê aos reguladores do esporte a chance de reavaliar se os tratores deveriam ser permitidos na pista durante as corridas. A Fórmula 1 sempre foi boa em aprender lições.”
In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Sem novo boletim médico, Marussia pede paciência
Próximo artigo Em algum momento as corridas são seguras?, questiona Raikkonen

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros