Militante pela segurança na F-1, Stewart vê fatalidade
Tricampeão defende que categoria hoje é exemplo, mas reconhece revisão a respeito de tratores na pista
O escocês frisou que a categoria não tem nenhum acidente fatal durante as corridas desde a morte de Ayrton Senna, em 1994, e afirmou que a F-1 é o esporte com melhor “administração de risco” do mundo.
[publicidade] “Temos de reconhecer que a Fórmula 1 é o melhor exemplo de administração de risco no esporte mundial, ou em qualquer negócio no mundo. Faz 20 anos, 5 meses e 4 dias desde que alguém perdeu a vida. Não há nenhum outro esporte, seja equestre, rúgbi, escalada ou motociclismo que tem um pacote de medidas melhor do que a Fórmula 1”, defendeu.
“Contudo, no verso de qualquer ingresso há o aviso de que o automobilismo é perigoso e haverá um incidente em que existe uma conjunção extraordinária de circunstâncias. E esse foi um infeliz exemplo disso.”
Para Stweart, as circunstâncias do acidente de Bianchi eram difíceis de prever. O francês chocou-se com um trator que fazia a remoção do carro de Adrian Sutil. Contudo, o tricampeão reconhece que é possível rever o acesso de tais carros de remoção à pista no futuro.
“Houve um acidente e depois um Segundo exatamente no mesmo lugar. Os fiscais estavam fazendo o certo ao remover [o carro de Sutil]. Não há muito o que você possa fazer em relação a isso. Talvez isso dê aos reguladores do esporte a chance de reavaliar se os tratores deveriam ser permitidos na pista durante as corridas. A Fórmula 1 sempre foi boa em aprender lições.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.