Recomendado para você

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"
Últimas notícias

Morte de Senna salvou muitas vidas nas estradas, diz ex-dirigente

Max Mosley lembra que políticos chegaram a tentar banir a categoria após acidentes de 1994

O choque causado com as mortes de Roland Ratzenberger e, principalmente, Ayrton Senna, durante o GP de San Marino de 1994 acabou salvando milhares de vidas. É o que destaca o ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo, Max Mosley. Pressionada para aumentar o nível de segurança, a Fórmula 1 acabou adotando padrões que melhoraram a prevenção de acidentes nas estradas pelo mundo.

“Aquilo catalisou a mudança nas estradas e literalmente salvou milhares de vidas. Essa é a verdade. Sem aquilo, nunca teríamos os crash tests, nem a legislação que aumentou os níveis de segurança”, defendeu o ex-presidente da FIA à Reuters. “Tudo isso começou com o acidente de Ayrton. Para mim, quando eu sentar em minha cadeira de balanço daqui alguns anos, é isso que vai importar.”

O advogado comparou o nível de risco das corridas dos anos 60 e 70 aos fronts de guerra. “Você costumava falar com os dirigentes do esporte e dizer ‘o risco é desnecessário’ e eles respondiam que ‘eles estão aqui porque querem’. Lembro de pensar na época que você poderia praticar o esporte sem se matar. Dá para aceitar o risco, mas não muito. Era como estar na linha de frente no Vietnã ou algo do tipo”, compara.

O nível de segurança foi aumentando com o tempo, mas os acidentes de Rubens Barrichello, Roland Ratzenberger e, principalmente, Ayrton Senna no mesmo final de semana, em Imola, 1994, demonstraram que muito ainda precisava ser feito.

“Acho que as pessoas estavam começando a pensar que ninguém morria. E ainda estava muito óbvio que era muito mais perigoso do que precisava ser. E claro que são estatísticas. Nunca é seguro. É como aviação. O que você pode fazer é reduzir a probabilidade, mas nunca será totalmente seguro.”

Mosley lembrou que o impacto da morte de um personagem tão forte como Senna – “considerado o número um até pelos outros pilotos” – fez com que as pesquisas sobre segurança avançassem mais rapidamente. “O doutor Sid Watkins fez uma pesquisa muito séria, o que não seria possível sem o acidente porque ele não conseguiria reunir o comitê que reuniu”, acredita. “Se não tivesse ocorrido o que aconteceu com o Ayrton, dali uns quatro anos outro morreria. Naquela época, tinha até políticos querendo banir a Fórmula 1. Algo tinha de ser feito e tinha que ir além da Fórmula 1.”

As pesquisas do médico da categoria acabaram criando bases para a segurança nas vias. “Se você pergunta ‘o que a F-1 fez para a sociedade?’, dirá que, infelizmente, Senna e Ratzenberger acabaram representando um passo grande na segurança que afetou milhares de vidas. Isso é certo. Sem aquilo, os avanços teriam demorado uns 15 a 20 anos.”
 
Artigo anterior Especial 20 melhores corridas de Ayrton Senna: primeira parte
Próximo artigo Ex-chefe relembra rivalidade com Prost e "grande ser humano"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros