No GP da China, Hamilton faz primeira pole na Mercedes
Inglês larga à frente de Raikkonen e Alonso; Vettel opta por largar com pneus médios e sai apenas em nono
Em um treino disputado em compasso de espera pela alta degradação dos pneus macios, Lewis Hamilton conquistou sua primeira pole pela Mercedes. O inglês larga ao lado de Kimi Raikkonen no GP da China. Fernando Alonso fez o terceiro tempo e Felipe Massa, o quinto. Webber foi o 14º, mas punido por falta de combustível para análise, largará em último.
Q1
Priorizando a economia dos pneus médios, mais duráveis e ideais para a corrida, os pilotos só foram à pista após 10 minutos do início da sessão. Cada um tem direito a três jogos do composto macio e do médio. E, como a degradação do macio se mostrou muito acentuada e a performance, muito melhor, nos treinos, se tornou ainda mais importante guardar os médios para o domingo.
Tendo apenas uma volta rápida para decidir que ficaria na primeira parte do treino, as Mercedes, com Hamilton à frente, lideraram. Acabou sobrando para os estreantes Esteban Gutierrez, da Sauber, e Valtteri Bottas, da Williams, junto das duplas de Marussia e Caterham. Mais uma vez, o francês Jules Bianchi ganhou destaque, classificando-se mais de 0s7 à frente do companheiro Max Chilton.
Q2
Na segunda parte do treino, as duplas de Red Bull e Ferrari foram à pista com os pneus usados no Q1, enquanto a Mercedes e a Lotus optaram por usar um jogo novo. O time alemão voltou a liderar, com Hamilton à frente de Rosberg, e Raikkonen em terceiro. Alonso, Vettel e Massa completaram o top 6.
Webber fez o oitavo melhor tempo, mas recebeu uma mensagem para economizar combustível e, logo depois, abandonou o treino parando no meio da pista. Após o treino, o australiano acabou punido pela FIA por falta de amostra de combustível para análise.
Vettel e as Ferrari se viram obrigados a voltar à pista para se garantir no Q3. Os três se juntaram às Mercedes, Lotus, Button, Hulkenberg e a surpresa Daniel Ricciardo, da Red Bull. Ambas as Force India ficaram de fora, com Di Resta em 11º, seguido por Perez, Sutil, Webber, Maldonado e Vergne.
Q3
Novamente, um período de espera marcou a última parte do treino, com todos os pilotos apenas com um jogo de pneus macios. Vettel foi na contramão dos demais e saiu com pneus médios, assim como Button, Ricciardo.
A exemplo das duas partes anteriores do treino, Hamilton foi o mais rápido e marcou a pole, à frente de Raikkonen, Alonso, Rosberg, Massa, Grosjean, Ricciardo, Button, Vettel e Hulkenberg. O tricampeão acabou não marcando tempo depois de perder a freada da curva 14 e fritar seus pneus médios.
Com pilotos com estratégias diferentes até dentro do top 10, o GP da China tem largada às 4h da madrugada pelo horário de Brasília.
Confira a classificação para o GP da China
1 |
Lewis Hamilton |
Mercedes |
1:34.484 |
2 |
Kimi Räikkönen |
Lotus-Renault |
1:34.761 |
3 |
Fernando Alonso |
Ferrari |
1:34.788 |
4 |
Nico Rosberg |
Mercedes |
1:34.861 |
5 |
Felipe Massa |
Ferrari |
1:34.933 |
6 |
Romain Grosjean |
Lotus-Renault |
1:35.364 |
7 |
Daniel Ricciardo |
STR-Ferrari |
1:35.998 |
8 |
Jenson Button |
McLaren-Mercedes |
2:05.673 |
9 |
Sebastian Vettel |
Red Bull Racing-Renault |
1:35.343 |
10 |
Nico Hulkenberg |
Sauber-Ferrari |
1:36.261 |
11 |
Paul di Resta |
Force India-Mercedes |
1:36.287 |
12 |
Sergio Perez |
McLaren-Mercedes |
1:36.314 |
13 |
Adrian Sutil |
Force India-Mercedes |
1:36.405 |
14 |
Pastor Maldonado |
Williams-Renault | 1:37.139 |
15 |
Jean-Eric Vergne |
STR-Ferrari |
1:37.199 |
16 |
Valtteri Bottas |
Williams-Renault |
1:37.769 |
17 |
Esteban Gutierrez |
Sauber-Ferrari |
1:37.990 |
18 |
Jules Bianchi |
Marussia-Cosworth |
1:38.780 |
19 |
Max Chilton |
Marussia-Cosworth |
1:39.537 |
20 |
Charles Pic |
Caterham-Renault |
1:39.614 |
21 |
Giedo van der Garde |
Caterham-Renault |
1:39.660 |
22 |
Mark Webber (punido) |
Red Bull Racing-Renault |
1:36.679 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.