Novo regulamento esportivo prevê testes e outras mudanças
Pilotos terão todos os pneus à disposição desde treinos livres e retardatários poderão descontar uma volta durante os Safety Cars
O Conselho Mundial da FIA anunciou mudanças no regulamento esportivo da F-1 para a temporada 2012. Entre elas, a inclusão de três dias de testes durante a temporada, permitindo que as equipes usem seus pilotos titulares. Atualmente só era possível andar com pilotos jovens ao final da temporada e fazer limitados testes aerodinâmicos.
Outra mudança importante será na alocação de pneus: atualmente, os pilotos tinham um três jogos liberados para a sexta-feira, dois para sábado de manhã e seis para a classificação e a corrida. Agora, todos os pneus estarão liberados para uso desde o primeiro treino livre.
Nas disputas por posição, ficou decidido que os pilotos não poderão voltar à trajetória de corrida depois de terem saído dela para defender-se. Os pilotos também ficam proibidos de cortar caminho nas voltas de reconhecimento ou nas de retorno aos boxes para economizar tempo ou combustível, a não ser que tenham uma boa justificativa.
Além disso, todos os carros terão de ter passado por todos os crash tests antes de participar dos ensaios de inverno, a partir de fevereiro.
Durante as provas, todos os carros que estiverem uma volta atrás do líder poderão descontar isso durante os períodos de Safety Car, evitando que haja retardatários entre os pilotos que brigam pelas primeiras posições nas relargadas.
Após a corrida do Canadá, interrompida por uma hora e meia devido à chuva, foi estabelecido que os eventos terão a duração máxima de quatro horas, incluindo períodos de bandeira vermelha. E, no caso de haver carros no pitlane quando a corrida for suspensa, a partir de agora eles poderão voltar à prova normalmente.
Finalmente, o Conselho anunciou que o ex-piloto Gerhard Berger é o novo presidente da Comissão de Monopostos da FIA.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.