Recomendado para você

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
Últimas notícias

Novos freios seguem dando dor de cabeça aos pilotos

Sistema eletrônico de frenagem é preocupação geral das equipes nos testes do Bahrein: "Temos de contar com engenheiros"

Na segunda bateria de testes de pré-temporada na Fórmula 1, o novo sistema de freios traseiros, que substitui a hidráulica pela eletrônica, continua dando muita dor de cabeça para as equipes. “Houve um problema com os freios”, reclamou Sebastian Vettel. “Tivemos um pequeno problema com eles”, queixou-se Lewis Hamilton. “Uma atenção particular foi dada para o acerto do novo sistema de freios, para otimizar o equilíbrio do carro”, reconheceu a Ferrari.

A novidade, denominada brake by wire, está relacionada ao aumento da potência do Kers, que é conectado aos freios traseiros e usa a energia cinética dissipada por eles para impulsionar o carro, junto do motor turbo e de outro sistema híbrido, que recupera energia calorífica. Como esse processo de recuperação de energia afetaria demasiadamente a frenagem, a partir deste ano o freio traseiro será dosado eletronicamente.

Para os pilotos, isso vem trazendo dificuldades, pois como o sistema ainda é novo na Fórmula 1, ele precisa ser melhor ajustado. “É complicado porque você não pode mudar muita coisa enquanto pilota. Você tem de contar mais e mais com os engenheiros para que eles acertem – é um desafio”, reconheceu Adrian Sutil, da Sauber.

“Será importante saber como o sistema funciona para usá-lo da melhor maneira e na hora certa. Quando está seco, quando chove – precisamos de todos os tipos de acertos, com pneus duros ou macios. Precisamos aprender mais sobre isso.”

O sistema usa a pressão que o piloto coloca no pedal de freio para calcular o quanto é necessário aplicar nos freios traseiros para parar o carro e captar a energia necessária para o Kers.

“Para todos os pilotos é um sistema novo, que nunca tivemos. Quando era tudo manual era mais fácil para nós, pois entendíamos o que estava acontecendo: agora temos de contar um pouco mais com os engenheiros. Mas estamos progredindo a cada dia e isso é o mais importante.”

Artigo anterior "Não será fácil resolver problemas", admite Sebastian Vettel
Próximo artigo McLaren coloca 1s5 na concorrência, mas Williams anda mais

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros