Afirmação de Leclerc sobre Vettel e briga do top-3 em jogo no Japão
Pilotos da Ferrari travam mais um capítulo da disputa interna, enquanto Mercedes e Red Bull tentam reafirmação em Suzuka
A Fórmula 1 desembarca no tradicional circuito de Suzuka para o GP do Japão neste fim de semana. A etapa é a 17ª do calendário deste ano e promete atrações interessantes não apenas na pista: um tufão pode aparecer para bagunçar as atividades programadas, tornando tudo imprevisível.
No âmbito esportivo, a briga promete ser ferrenha entre as três principais equipes. A Mercedes vem de dobradinha liderada por Lewis Hamilton, a Ferrari tem o melhor carro desde as férias e a Red Bull vem com tudo para a corrida local da Honda, fornecedora de motores.
Entre os pilotos, a principal disputa deve voltar à dupla da Ferrari. Em pé de guerra, Charles Leclerc e Sebastian Vettel devem protagonizar mais uma batalha pelo posto de nº 1 no time de Maranello. Tudo isso e muito mais em jogo no GP do Japão, como mostra o Motorsport.com.
Tufão Hagibis
O fenômeno meteorológico tem tudo para bagunçar a programação da etapa japonesa. A Agência Japonesa de Meteorologia diz que suas últimas previsões são de que o tufão atinja o Japão principalmente no sábado e também no domingo, com fortes chuvas. Além disso, há a possibilidade ventos de velocidade de até 160 km/h no centro do tufão, com rajadas potencialmente atingindo a casa dos 220 km/h. Com isso, a classificação pode ir para o domingo, assim como em 2004.
Leclerc x Vettel
A situação da Ferrari é tensa. Em meio às reclamações por jogo de equipe e às vitórias de ambos, a rivalidade cresce cada vez mais. Na Itália, a imprensa crava que os dois não se falam. Antes do GP do Japão, Leclerc disse com exclusividade ao Motorsport.com que seu objetivo é superar o companheiro. Palavras fortes do monegasco, que tem a chance de se afirmar sobre o alemão caso volte a superá-lo, o que praticamente tiraria o tetracampeão do páreo matemático pelo título.
Red Bull-Honda a todo vapor
Em meio ao 'renascimento' da fabricante japonesa na categoria máxima do automobilismo mundial, a equipe austríaca promete voltar ao páreo na etapa de Suzuka. A Red Bull perdeu força após as vitórias do holandês Max Verstappen na Áustria e na Alemanha, mas promete brigar pelo triunfo na prova japonesa. Uma das apostas do grupo de energéticos está na atualizada unidade de potência da Honda, que implantou novidades na Rússia para chegar à corrida local sem punições no grid.
Mercedes dominante?
Líder dos campeonatos de pilotos e de construtores muita folga, as 'Flechas de Prata' perderam força após as férias, mas voltaram a vencer com a dobradinha do GP da Rússia. Entretanto, o triunfo de Hamilton em Sochi se deveu ao safety car virtual que possibilitou a estratégia vencedora do britânico. Quem diz é o próprio Toto Wolff, chefe da Mercedes. O alento germânico recai nas atualizações para a etapa deste fim de semana. E o dirigente austríaco gosta de esconder o jogo.
Definição no top-4?
A Renault empolga, corre, cerca e anima, mas sempre acaba deixando a McLaren se distanciar na briga pelo posto de 'melhor do resto' em 2019. Na Rússia, mais uma batalha vencida pela escuderia britânica, que voltou a abrir vantagem considerável para o time francês. Agora, a equipe garagista tem 101 pontos, contra 68 do esquadrão amarelo. Se voltar a ficar para trás no GP do Japão, o objetivo da Renault de terminar a temporada no top-4 vai ficar bem mais complicado...
Equipes chegam cheias de novidades:
Mercedes e Red Bull buscam chegar no mesmo nível da Ferrari para acirrar a disputa nas últimas corridas. Enquanto isso, a Renault leva um novo bico para tentar superar a McLaren na briga pelo quarto lugar no mundial de construtores.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.