Para Alonso, Fórmula 1 atual não é mais "apenas para heróis"
Piloto espanhol da McLaren ainda crê que os melhores pilotos cheguem ao campeonato, mas vê pilotagem mais fácil
Um dos maiores críticos dos regulamentos técnicos implantados na temporada de 2014, Fernando Alonso acredita que a Fórmula 1 tenha perdido seu brilho. Para o piloto espanhol, os carros atuais são metade do que costumavam ser em termos de desafio.
"Antes a Fórmula 1 era apenas para heróis e para grandes homens. Você precisa comer muito se você quiser dirigir um carro de Fórmula 1 de 2004 ou 2003 com 15, 16 ou 17 anos de idade - ou mesmo com 20. Agora você já está pronto nos testes de inverno porque os carros são metade dos Fórmula 1 que eram antes."
"Ainda acho que os melhores chegam na Fórmula 1, mas eles não precisam mais de tempo para aprender a categoria. Eles não precisam de tempo para obter 100% do carro, não precisam de dois ou três anos para estarem fisicamente fortes para terminar as corridas. Eles não precisam do pescoço ou qualquer coisa. Eles podem estar 100% no segundo GP.”
"Eles precisam de menos preparação, mas eu ainda acho que os melhores ainda chegam à Fórmula 1. Eles mostram em categorias menores quando vencem."
Mesmo esfriando o discurso, Alonso voltou a criticar o regulamento técnico do campeonato atual. Segundo ele, guiar os carros é frustrante.
"Você não pode dirigir como seu instinto lhe diz. Estamos dirigindo para poupar tudo. Estamos dirigindo para economizar pneus, estamos dirigindo para economizar combustível, para salvar a bateria, e de um modo que é um pouco frustrante agora como o esporte é.”
“Para o próximo ano, muitos desses problemas foram entendidos. As equipes entenderam, ouviram fãs, ouviram pilotos e fizeram grandes mudanças. Há muitas esperanças de voltarmos a ter uma pilotagem mais emocionante em uma Fórmula 1 mais emocionante, então vamos ver como vai ser."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.