Paul Ricard: chicane na Mistral aumentará ultrapassagens
Dirigente da pista francesa diz que não há motivo para fazer os carros ficarem em aceleração plena por tanto tempo
O chefe de Paul Ricard, Stephane Clair, defendeu a decisão de usar um layout que inclua uma chicane na reta Mistral quando o GP da França de F1 retornar ao circuito em 2018.
O circuito francês anunciou no início deste mês que vai sediar o GP da França em dois anos, dez anos depois da última vez que a prova foi realizada, em 2008 em Magny-Cours.
"Existem vários layouts de grau 1 possíveis, alguns são mais curtos. Existem muitas soluções. Este parece o mais interessante para o show aos nossos olhos", disse Clair ao Motorsport.com após críticas feitas pelos fãs.
"Manter a reta completa não faz sentido. Nenhum interesse para a Fórmula 1: em poucos segundos os carros atingem a velocidade máxima. Então não precisamos mantê-los em velocidade máxima durante toda a reta. Não faz mais pelo show e nem para quem está guiando.”
"No entanto, usar a chicane vai criar outra oportunidade de ultrapassagem e uma grande freada. Mais espetáculo.”
"Este é o nosso objetivo. Saindo da chicane, eles vão até a Signes de qualquer maneira, o que provavelmente fará com que ela seja a curva mais rápida do campeonato."
"Nós conversamos sobre isso há muito tempo com o mundo da F1. Esse é o layout mais lógico. No entanto, se houver requisições específicas por causa das regras em 2018, falando das zonas de DRS, teremos prazer em alternar nosso traçado.”
"Mas este layout faz mais sentido para a Fórmula 1. A F1 muitas vezes vem aqui, e este não é o layout que eles usam nos testes, porque eles não precisam de algo tão grande. Mas para um GP, é bastante interessante."
Clair também deixou claro que o sistema de sprinkler usado em Paul Ricard para realizar testes de tempo úmido não é adequado para uso durante uma corrida, caso a F1 decida que quer correr em pistas artificialmente regadas.
"Não, vamos ser realistas. O sistema de regar não funciona com os carros na pista. Você precisa molhar a pista e, em seguida, ter cerca de 20 minutos de corrida com um nível de água consistente. Isso não foi feito para uma competição."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.